domingo, 7 de junho de 2009

REFLEXÃO DO TP4 - TEORIA E PRÁTICA

REFLEXÃO DA TP4 Pg. – 147. FEITA NA CAPACITAÇÃO DO GESTAR II EM SÃO LUÍS – MA EM GRUPO

Por que meu aluno não lê?

Essa questão vem sendo discutida já a algum tempo por parte de pessoas que são ligadas diretamente a essa prática como: educadores, pais, educando, etc.
Sabemos que ler é uma prática básica, essencial para a aprendizagem. Quando citamos aprendizagem quer dizer viver e agir plenamente nosso papel de cidadão, mesmo fazendo parte de uma época em que proliferam os recursos audiovisuais, máquinas, informática e outros mecanismos que se impõem com todos seus poderes econômico e processual. Mas podemos constatar que: nada, equipamento algum substitui a leitura.
Assim é de extrema relevância que todos se unam em prol de melhorar o nível de leitura dos alunos, sejam estes: crianças, pré-adolescentes, jovens e adultos, sendo que nem todos ainda adquiriram habilidades necessárias à leitura e nem todos incorporaram o hábito de ler.É então neste momento que podemos agir e recorrer a estímulos e variadas estratégias para inserir e destacar a importância da leitura em nossas vidas, sobretudo na de nossos alunos.
Portanto iremos listar algumas estratégias que podem subsidiar a prática de leitura:
*Rodas de leitura;
*Visitas à biblioteca;
*Utilização de textos atuais e que tenham alguma repercussão forte;
*Textos ilustrados ou que estimule a criatividade;
*Favorecer um ambiente acolhedor e aconchegante;
*Estimular a produção textual a partir do entendimento do que for lido em sala;
*Provocar, instigar, questionar os educando;
*Corrente de leitura;
*Varal de poesias.etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário