terça-feira, 30 de junho de 2009

Filme assistido no encontro


O Carteiro e o Poeta – Filme assistido no segundo encontro do Gestar II em São Luís – MA


O Carteiro e o Poeta é um filme que relata os momentos da vida do nobel de literatura Pablo Neruda em uma ilha da Itália. Um jovem desempregado é pressionado por seus familiares a conseguir emprego. Ele descobre que o correio da ilha necessita de um carteiro, alguém que se encarrega de levar as correspondências a cada um dos lugares. Com uma bicicleta como meio de transporte, Mário Ripollo recebe a ordem de levar diariamente a correspondência de Neruda, enigmático e avantajado com as mulheres, já que escrever sobre amor é a melhor forma de ter êxito com elas. Assim, Mário descobre o maravilhoso mundo das letras, as figuras literárias, que fazem da linguagem uma obra de arte, digna de ser admirada por todo o mundo.


No caminho para suas entregas diárias, o carteiro conhece e se apaixona por uma jovem chamada Beatriz. Foi amor à primeira vista. Por isso, Mário decide seguir os passos do Nobel e começa a transformar sua imaginação para fazer seus primeiros versos de improviso. Neruda, seguro de ter encontrado no apaixonado jovem um diamante bruto, decide, por isso, entrar num jogo de figuras literárias que pouco a pouco vão desenvolvendo a capacidade do jovem de fazer suas próprias obras.


Dessa interação, começa a surgir um embrião de amizade por insistência de Mario, que pede conselhos ao poeta sobre a arte poética.Apaixonado pela filha da estalagem do local, Mario usa a poesia aprendida com Neruda para conquistá-la. Com o apoio do poeta, doma sua complicada sogra e finalmente consegue casar-se com ela.Após eleição de Salvador Allende como presidente da república e a nomeação de Neruda para embaixador do Chile na França, há um afastamento dos amigos (e a perda de trabalho por parte de Mario, que fica sem seu único cliente) quebrado apenas com as cartas trocadas entre os dois. Saudoso de sua ilha, Neruda chega a pedir a seu amigo uma gravação com os sons da lugar, tarefa que Mario cumpre com louvor.Padecendo de uma doença que o levaria a morte, Neruda retorna a Ilha Negra poucos dias antes do golpe militar que derrubaria Allende. Sua casa é cercada por tropas militares e com apelo de Mario e da esposa, se convence a transferir-se para um hospital de Santiago, onde viria a falecer logo depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário