domingo, 14 de junho de 2009

Plano de aula do 2º encontro com os cursistas

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa

PLANEJAMENTO PARA A 2ª OFICINA DE FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR CURSISTA

Equipe: Formador Municipal e Cursistas
Carga-Horária: 4h Data: 11/06/09
Formadora:Thalita Bezerra Batista

TP3 –Tipos Textuais– Maria Luiza Monteiro Sales Coroa
Unidade 11 e 12
- Objetivos:
Unidade 11: Tipos Textuais
- Caracterizar seqüências tipológicas narrativas e descritivas;
- Caracterizar seqüências tipológicas injuntivas e preditivas;
- Caracterizar seqüências tipológicas expositivas e argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo.

Unidade 12:A inter – relação entre gêneros e tipos textuais
- Relacionar seqüências tipológicas à classificação de gêneros;
- Analisar seqüências tipológicas em gêneros textuais;
- Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro;


- Estratégias – De modo geral, mas sem perder de vista as especificidades de cada TP, serão desenvolvidas as seguintes estratégias:
- Dinâmica de integração: os balões;
- Texto para reflexão: os três filtros;
- Levantamento de conhecimentos prévios acerca das seções abordadas na tp3;
- Uso do gênero verbetes (dicionário) pra trabalhar a descoberta de palavras da mesma família dos 5 tipos de textos destacados na TP.
- Sistematização/Discussão do tp3 “Tipos Textuais”, com apoio do quadro exposto com a classificação dos tipos textuais, ou melhor, seqüências textuais;
- Divisão de grupos com frase e ilustrações sobre a educação, formando assim 5 grupos pra abordar os tipos : narração, descrição, dissertação, injunção e predição;
- Distribuição de revistas, jornais e livros didáticos pra ser coletados os gêneros e identificado sua classificação como predominância em um dos tipos textuais trabalhados;
- Relato da lição de casa proposta na oficina passada;
- Exposição das atividades propostas nessas unidades sob o título “Avançando na prática pedagógica” para ser socializada na próxima oficina;
- Atividade individual – ampliando nossas referências das páginas 129 à 132.(a ser colocada no portifólio);
- Atividades grupais das indicações da unidade 11: pg105 atividade 5 e da unidade 12: pg 156 atividade 4;
- Avaliação dos trabalhos do dia com o preenchimento da auto avaliação pelos professores cursistas;
- Dinâmica de recreação: bingo da amizade;
- Exposição dos próximo tema a ser abordado na TP4: letramento;

Cronograma das atividades
30 minutos:
Momento de entrosamento e apresentação dos conteúdos que serão estudados entre todos os participantes;
50 minutos:
Relato das experiências, acertos e dificuldades dos professores cursistas vivenciados em sala de aula. Trabalhos propostos na oficina segunda a metodologia;
120 minutos:
Atividades propostas no tp3: indicação de cada unidade e o texto de referência para que sejam estimulados comentários a respeito dos textos abordados;
20 minutos:
Avaliação das atividades didático pedagógicas, quanto aos objetivos, estratégias e atividades propostas e desenvolvidas.
20 minutos:
Breve relato sobre as próximas unidades que serão estudadas e a relação entre gêneros e tipos textuais. Encerramento com uma dinâmica.
Total de 240 minutos ( 4 horas)


Metodologia:
A oficina será ministrado a partir de uma abordagem interacional. Esta abordagem focaliza a interação como eixo central em torno do qual podem ser organizadas as atividades de “ensino” e aprendizagem, permitindo ao professor-aluno “ser sujeito de sua própria formação, em um complexo processo interativo em que intervêm alunos, professores e conhecimentos” (Brasil, 1998, p.51). Dessa forma, serão desenvolvidos trabalhos em grupo, aulas expositivas, leitura e análise de textos, discussões que possibilitem o alcance dos objetivos propostos e de outros que possam advir no decorrer do curso.

Avaliação:
A avaliação ocorrerá de maneira dialógica e enfatizará a heteroavaliação e a auto-avaliação. As atividades avaliativas compreenderão:
- Análises individuais e coletivas de textos e situações de ensino
- Participação e presença nas discussões e apresentações de textos

Recursos: o tp3 material fotocopiado; papel pardo, pincéis atômicos, papel ofício, lápis, caneta, cartaz, bombons,et.

Referências Bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEB, 2008.

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