segunda-feira, 8 de junho de 2009

A 1ª OFICINA COM O LIVRO TP3 - TEORIA E PRÁTICA

REFLEXÃO DA PRIMEIRA OFICINA DO GESTAR II-TP3
Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado e trabalhando com gêneros textuais


A primeira oficina ocorreu dia 30 -05- 2009, na Escola Humberto de Campos, das 8 da manhã ao meio dia , onde foi feito o estudo das unidades 9 e 10.Todos os envolvidos, já tinham intuitivamente, a idéia de gênero textual. Nosso objetivo, foi sistematizar, em forma de classificação aberta,tal conhecimento.Essa classificação é aberta porque não há uma listagem já construída que possa nos servir de guia.Sabemos que os gêneros são ilimitados,portanto desenvolvemos um trabalho em sala de aula que visa proporcionar ao aluno conhecimento, apreciação e compreensão para que ele se torne capaz de produzir os gêneros na escola ou fora dela.
Para que a criança possa encontrar motivação para suas produções, ela precisa ter um amplo repertório de leitura e foi procurando desenvolver a leitura crítica, que executamos nossa oficina. Tendo por base a contribuição que os cursistas oferecem uns aos outros como: relatos de experiências, projetos realizados com sucesso, atividades diversificadas e muitas outras contribuições.
É importante ressaltar que além de estudarmos a dimensão social e cultural dos gêneros, vimos o tema transversal “trabalho” que permeará todas as unidades do caderno em estudo, objetivando uma reflexão das diversas formas de trabalho que coexistem na nossa cultura e conseqüentemente na fala e na escrita.
Por fim encerramos nossa oficina com muitas produções dos cursistas como textos de cordel e muitos outros gêneros, pois segundo Marcuschi (2002) é impossível pensar em comunicação a não ser por meio de gêneros textuais ( quer orais, quer escritos),entendidos como práticas socialmente constituídas com propósito comunicacional configuradas concretamente em textos.
Fechamos com nossa auto avaliação e deixamos o próximo encontro marcado para o dia 11/06/09 no feriado com as unidades 11 e 12 abordando o tema Tipos Textuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário