domingo, 7 de junho de 2009

Reflexão da Capacitação dos Formadores Municipais e Estaduais do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar-GESTA II de Língua Portuguesa.


O Encontro realizou-se em São Luís nos dias 16 à 20 de fevereiro de 2009, organizado e ministrado por uma equipe da Universidade de Brasília, juntamente com os representantes do MEC Ministério da Educação.

Este primeiro encontro presencial de 40 h foi uma etapa fundamental onde recebemos orientações e instruções da Formadora da UnB Valquíria, que realizou uma excelente formação no que diz respeito ao sistema de aprendizagem constituído por todo o material do programa Gestar II e de como deve ser a implantação do mesmo no nosso município.

Durante toda a semana foi trabalhado as TPs-Cadernos de Teoria e Prática os quais correspondem aos planos de aula do Programa Gestar II, estes cadernos são distribuídos em módulo: I módulo as TPs 3,4 e 5 e II módulo as TPs 1,2 e 6. Seguindo a seguinte ementa na ordem descrita:

· TP1- Linguagem e Cultura,
· TP2- Análise Lingüística e Analise Literária;
· TP3- Gêneros e tipos textuais,
· TP4- Leitura e Processos de Escritas I;
· TP5-Estilo, Coerência e Coesão;
· TP6-Leitura e Processo da Escrita II.

Vale ressaltar que nesse primeiro encontro trabalhamos as TPs 3,4 e 5, sendo estas aplicadas na mesma ordem em nosso município com os nossos cursistas professores das séries finais do ensino fundamental oferecendo –lhes presenciais onde faremos trocas de experiências e reflexões em grupos, esclarecimentos de dúvidas e questionamentos, planejamentos e elaboração de situações didáticas e tantas outras atividades que sejam importantes para elevar a competência dos professores cursitas e de seus alunos.

Como já foi enfatizado a semana de formação proporcionou a todos nós coordenador e formador municipal um amplo leque de conhecimentos e nos possibilitou subsidiar da melhor maneira os trabalhos que serão desenvolvidos pelo programa Gestar em nossa cidade, tendo como maior objetivo a melhoria do ensino aprendizagem.

Por isso faz-se mister que todos se juntem em prol desta causa para que possamos reverter o quadro em que se encontra a educação em nosso país e o Gestar II é um grande passo pra essa longa caminhada.

Formadora de LP= Thalita

Nenhum comentário:

Postar um comentário