terça-feira, 9 de junho de 2009

Encerramos a oficina e tudo ocorreu perfeitamente

PLANEJAMENTO PARA A 1ª OFICINA DE FORMAÇÃO SEMI-PRESENCIAL DO PROFESSOR CURSISTA

Equipe: Formador Municipal e Cursistas
Carga-Horária: 4h
Formadora:Thalita Bezerra Batista

TP3 – Gêneros e tipos textuais – Maria Luiza Monteiro Sales Coroa

- Objetivos:
Unidade 9: Gêneros Textuais: do intuitivo ao sistematizado
- Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso lingüístico;
- Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa;
- Identificar características que levam à classificação de um gênero textual.

Unidade 10: Trabalhando Gêneros Textuais
- Distinguir as características de gênero literário e de gênero não literário;
- Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
- Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel.

-Conteúdos:
Unidade 9: Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado:
Seção 1: O conhecimento intuitivo de gêneros:
Seção 2: Gêneros textuais e competências sociocomunicativa:
Seção 3: Classificando gêneros textuais:
Leituras sugeridas
Bibliografia
Ampliando nossas referências

Unidade 10: Trabalhando com gêneros textuais;
Seção 1: Gênero literário e não literário;
Seção 2: O gênero poético;
Seção 3: Uma subclassificação do gênero poético: o cordel;
Leituras sugeridas

- Estratégias – De modo geral, mas sem perder de vista as especificidades de cada TP, serão desenvolvidas as seguintes estratégias:
- Texto de reflexão ´mude´ de Clarice Lispector;
- Leitura dinamizada do texto: Gêneros textuais: do intuitivo ao sistemático:
- Levantamento de conhecimentos prévios acerca da temática a ser estudada;
- Para a organização e discussão dos principais tópicos e seção dos Cadernos de Teoria e Prática 3 e exposição das propostas didático-pedagógicas: divisão da turma em 4 grupos (referentes às duas unidades em estudo);
- Sistematização/Discussão do tp3 “Gêneros e Tipos Textuais”, com apoio no texto: “Gêneros textuais: definição e funcionalidade”:
- Debate sobre o tema “ trabalho” sendo vinculado a realidade dos alunos sendo eles próprios trabalhadores ou filhos de trabalhadores:
- Exposição das atividades propostas nessas unidades sob o título “Avançando na prática pedagógica”, orientação sobre a prática em sala de aula como lição de casa exigida pelo programa:
- Leitura dinamizada do cordel : Justiça do trabalho – Uma justiça popular;
- Trabalhos em grupos; produzindo cordel com o tema Gestar II;
- Avaliação dos trabalhos do dia com o preenchimento da auto avaliação pelos professores cursistas

Cronograma das atividades

30 minutos:
Apresentação do formador municipal e dos cursistas,distribuição de materiais e apresentação dos guia geral e tp3.
50 minutos:
Relato das experiências, acertos e dificuldades dos professores cursistas vivenciados em sala de aula.
120 minutos:
Atividades proposta o tp3 para que sejam estimulados comentários a respeito dos textos abordados;
20 minutos:
Avaliação das atividades didático pedagógicas, quanto aos objetivos, estratégias e atividades propostas e desenvolvidas.
20 minutos:
Breve relato sobre as próximas unidades que serão estudadas e a relação entre gêneros e tipos textuais. Encerramento com uma dinâmica.
Total de 240 minutos ( 4 horas)


Metodologia:
A oficina será ministrado a partir de uma abordagem interacional. Esta abordagem focaliza a interação como eixo central em torno do qual podem ser organizadas as atividades de “ensino” e aprendizagem, permitindo ao professor-aluno “ser sujeito de sua própria formação, em um complexo processo interativo em que intervêm alunos, professores e conhecimentos” (Brasil, 1998, p.51). Dessa forma, serão desenvolvidos trabalhos em grupo, aulas expositivas, leitura e análise de textos, discussões que possibilitem o alcance dos objetivos propostos e de outros que possam advir no decorrer do curso.

Avaliação:
A avaliação ocorrerá de maneira dialógica e enfatizará a heteroavaliação e a auto-avaliação. As atividades avaliativas compreenderão:
- Análises individuais e coletivas de textos e situações de ensino
- Participação e presença nas discussões e apresentações de textos

Recursos: o tp3 material fotocopiado; papel pardo, pincéis atômicos, papel ofício, lápis, caneta.

Referências Bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEB, 2008.

2 comentários:

  1. Professora Thalita,
    Parabéns! Realmente seu blog ficou ótimo, os registros e as reflexões estão excelente.
    Professora Valquíria
    Formadora Gestar II-UNB

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  2. Amada,como prima sou suspeita falar ,mas como educadora te parabenizo pelo excelente trabalho q eu sei q vc vem desenvolvendo.Mas como diz Celso Antunes:"para ser professor,vc deve ser antes uma grande pessoa"..e é o q vc é ,por tudo isso parabéns!!

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