terça-feira, 30 de junho de 2009

REFLEXÃO DA 2ª ETAPA DA FORMAÇÃO DO GESTAR II

Reflexão do 2º encontro do Gestar II em São Luís – MA, de 15 à 19/06/09. Estudo das TPs 6, 1 e 2.

A formadora Valquíria Bezerra iniciou o encontro com uma saudação calorosa a todos os formadores municipais e estaduais,.proporcionando um reencontro bem descontraído onde todos sentiram-se bem à vontade.
Logo em seguida, propôs que todos os formadores relatassem através de um cartaz contendo um desenho de um boneco os desafios e conquistas vivenciados nos nossos municípios e para isso formou equipes de 3 componentes.Depois de algum tempo teve início as apresentações seguidas de comentários por parte de todos.Para dar mais ênfase ao que foi apresentado, cada formador reforçou mostrando através dos portifólios todo o desenvolvimento do Programa em seu município.E assim encerramos o nosso 1º dia de formação tendo a oportunidade trocar experiências e adquirir conhecimentos uns com os outros.
Dando continuidade ao nosso encontro, no segundo dia fomos agraciados com uma dinâmica sugerida e aplicada pela formadora municipal Delane, denominada “A dinâmica do aquário.” Logo após esse momento de descontração iniciamos o estudo da TP6 Argumentação e linguagem.Sendo bem explorada através de leitura dinamizada e trabalhos em equipes das atividades encontradas na unidade 21.O estudo feito com a TP6 foi de grande relevância, oportunizando a todos conhecimentos enriquecedores.
Na quarta-fera iniciamos o dia de trabalho com uma nova dinâmica “Entrevista musical” e em seguida demos prosseguimento ao estudo da TP1. E pra complementar recebemos um material de apoio, contendo vários textos inclusive o “Relógio azangado” que após lido foi feito um paralelo envolvendo as variantes lingüísticas.Nesse dia também assistimos no auditório da escola o filme “Além Mar”, que também mostra as variações que uma língua sofre dependendo da situação geográfica e da cultura de cada povo.
No dia seguinte demos início ao estudo da TP2 abordando o tema ”Gramática: seus vários sentidos.”E na parte da tarde foi cedido e espaço para as colegas formadoras do município de São Luís que mostraram um pouco da cultura maranhense e dessa forma demonstraram a imensa satisfação de estarem nos recebendo em sua cidade. Essa alegria foi traduzida através de lembranças, música folclórica de bumba boi e do mingau de milho( chá de burro) destacando assim a nossa cultura e o espírito hospitaleiro do povo maranhense.
O último dia foi destinado para explicações e detalhamento dos trabalhos para serem colocados no portifólio, referentes ao segundo encontro.Assistimos ao filme “O carteiro e o poeta”, mais uma atividade a ser inserida no mesmo.Foi feita a avaliação e entregue a formadora Valquíria. E assim chegamos ao final do nosso 2º encontro com uma gama de conhecimentos novos a serem repassados aos nossos cursistas.


THALITA BEZERRA BEZERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário