Formadora THALITA BEZERRA BATISTA
Olho d´Água das Cunhãs - MA
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa
PLANEJAMENTO PARA A 4ª OFICINA DE FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR CURSISTA
Equipe: Formador Municipal e Cursistas
Carga-Horária: 4h Data: 04/07/09
Formadora:Thalita Bezerra Batista
TP4 –Mergulho no texto– Maria Antonieta Antunes Cunha e A produção textual- Crenças, teorias e fazeres – Silviane Bonnaconi Babato
Unidade 15 e 16
- Objetivos:
Unidade 15: Mergulho no texto
- Conhecer as várias funções e formas das perguntas na ajuda à leitura do aluno;
- Utilizar procedimentos que levem a determinação da estrutura do texto;
- Utilizar procedimentos adequados para atingir os objetivos de ler para aprender.
Unidade 16: A produção textual- Crenças, teorias e fazeres
- Identificar crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino e da escrita;
- Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo;
- Identificar dimensões das situações sócio-comunicativas que auxiliam no planejamento de atividades de escrita.
- Estratégias
-Saudação;
- Texto de abertura: Águia ou galinha;
- Exposição dos conteúdos das unidades e suas seções através de cartazes;
- Relato da aplicação do avançando na prática – lição de casa;
- Trabalhos em grupos com os temas das pgs 147 e 164;
- Apresentação dos trabalhos em forma de uma micro aula;
- Momento para avaliação da oficina;
- Apresentação das próximas unidades encontradas na TP5;
- Intervalo para o lanche;
- Entregas das lembranças – Kit balas da amizade;
- Encerramento.
Metodologia:
A oficina será ministrado a partir de uma abordagem interacional. Esta abordagem focaliza a interação como eixo central em torno do qual podem ser organizadas as atividades de “ensino” e aprendizagem, permitindo ao professor-aluno “ser sujeito de sua própria formação, em um complexo processo interativo em que intervêm alunos, professores e conhecimentos” (Brasil, 1998, p.51). Dessa forma, serão desenvolvidos trabalhos em grupo, aulas expositivas, leitura e análise de textos, discussões que possibilitem o alcance dos objetivos propostos e de outros que possam advir no decorrer do curso.
Avaliação:
A avaliação ocorrerá de maneira dialógica e enfatizará a heteroavaliação e a auto-avaliação. As atividades avaliativas compreenderão:
- Análises individuais e coletivas de textos e situações de ensino
- Participação e presença nas discussões e apresentações de textos
Recursos: o tp3 material fotocopiado; papel pardo, pincéis atômicos, papel ofício, lápis, caneta, cartaz, bombons,et.
Referências Bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEB, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário