quarta-feira, 19 de agosto de 2009

5ª oficina - Teoria e Prática 5

Reflexão da quinta oficina do Gestar II TP5 – Língua Portuguesa. Unidades 17 e 18.


O quinto encontro presencial também chamado de oficina, ocorreu dia 01-08-09 na Escola Humberto de Campos, das 8:00 da manhã ao meio dia, na qual realizamos o estudos das unidades e suas respectivas seções.
A oficina teve como objetivo desenvolver uma seqüência de assuntos que integram elementos do processo de construção textual, tais como a estilística e a coerência textual. Nessa perspectiva procuramos oferecer aos cursistas oportunidades de realizar e refletir sobre atividades e procedimentos adequados para ajudar os alunos a desenvolverem as habilidades enfocadas de como usar a língua para efeitos de sentido.
No primeiro momento fizemos toda uma exposição dos assuntos através de cartazes, sendo utilizados as propostas do caderno do formador e contando sobretudo com a indicação do texto publicitário sugerido na TP5 parte III que é a oficina passo a passo e que por sinal foram de grande valia.
Nessa busca de compreensão da organização do texto e sua análise desenvolvemos algumas atividades da TP5 como a página 16 para melhor exemplificar a estilística e o texto “a importância da pontuação” para trabalhar a coerência, dando grande relevância a linguagem verbal e não verbal.
Como atividade de integração desenvolvemos o jogo proposto no AAA5 página 24 “travalíngua”, nesse momento todos os cursistas se envolveram bastante e uma das cursistas foi a vencedora. Essa prática com toda certeza será adotada por todos os professora pois, é ao mesmo tempo educativa e divertida.
Por fim encerramos nossa oficina propondo a reflexão da mesma, tendo como base o texto ampliando nossas referências da página 54 à 59.
Fechamos nosso encontro com a auto avaliação e apresentamos as próximas unidades de estudo: 19 e 20 da TP5. Encontro este que ficou marcado para o dia 08/08/09.


Formadora: Thalita Bezerra Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário