O valor da pontuação.
Um homem rico, sentindo-se morrer, pediu papel e pena, e escreveu assim: "Deixo os meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres". Não teve tempo de pontuar - e morreu.A quem ele deixava a fortuna que tinha? Eram quatro os concorrentes.Chegou o sobrinho e fez estas pontuações numa cópia do bilhete: "Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate! Nada aos pobres!"A irmã do morto chegou em seguida, com outra cópia do escrito; e pontuou-a deste modo: "Deixo os meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho! Jamais será paga a conta do alfaiate! Nada aos pobres!"Surgiu o alfaiate que, pedindo a cópia do original, fez estas pontuações: "Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres!".O juiz estudava o caso, quando chegaram os pobres da cidade. Um deles, mais sabido, tomando outra cópia, pontuou-a assim: "Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres."Assim é a vida, nós é que colocamos os pontos e isto faz a diferença.
Um homem rico, sentindo-se morrer, pediu papel e pena, e escreveu assim: "Deixo os meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres". Não teve tempo de pontuar - e morreu.A quem ele deixava a fortuna que tinha? Eram quatro os concorrentes.Chegou o sobrinho e fez estas pontuações numa cópia do bilhete: "Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate! Nada aos pobres!"A irmã do morto chegou em seguida, com outra cópia do escrito; e pontuou-a deste modo: "Deixo os meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho! Jamais será paga a conta do alfaiate! Nada aos pobres!"Surgiu o alfaiate que, pedindo a cópia do original, fez estas pontuações: "Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres!".O juiz estudava o caso, quando chegaram os pobres da cidade. Um deles, mais sabido, tomando outra cópia, pontuou-a assim: "Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres."Assim é a vida, nós é que colocamos os pontos e isto faz a diferença.
Reflexão do 6º Encontro Presencial do Programa Gestar II –
Língua Portuguesa
A sexta oficina realizou-se dia 08 de agosto na Escola Humberto de Campos como de costume às 08:00 da manhã e se estendeu até ao meio dia. Com a presença dos professores cursistas desenvolvemos nosso estudo da TP5, as últimas unidades e seções para assim concluirmos a primeira etapa do Programa, fechando as três TPs: 3, 4 e 5.Tendo como objetivo consolidar as reflexões provocadas pela leitura e o desenvolvimento das atividades propostas nessas unidades de construção da textualidade , em que focalizamos a coesão e as relações lógicas do texto.
Em princípio dedicamos a primeira parte do encontro às observações generalizadas sobre os temas e as atividades desenvolvidas nas unidades 19 e 20, procurando assim esmiuçar nossas dúvidas acerca dos assuntos abordados, numa interação de grupo proporcionando melhores conhecimentos a todos.
Logo em seguida partimos para a exploração do Avançando na Prática, ou seja, a lição de casa, onde todos fizeram seus respectivos relatos e entrega dos relatórios e planejamentos.
Sabendo que não pode faltar estratégias pedagógicas partimos para os trabalhos de grupos , contando com uma técnica de divisão, onde utilizamos várias cores de papel crepom para desenvolvê-la. Tendo os grupos formados realizamos as propostas de atividades do AAA5 página 75 “Para organizar as informações” textos 1 e 2. O desenvolvimento e conclusão dos trabalhos foram de grande valia para enriquecer nossas práticas pedagógicas.
Como fechamento fizemos nossa avaliação, reflexão do texto Ampliando nossas referências e fizemos o levantamento dos temas da TP6 para o próximo encontro, visando aos cursistas uma melhor compreensão durante o estudo individual.
Formadora: Thalita Bezerra Batista
Língua Portuguesa
A sexta oficina realizou-se dia 08 de agosto na Escola Humberto de Campos como de costume às 08:00 da manhã e se estendeu até ao meio dia. Com a presença dos professores cursistas desenvolvemos nosso estudo da TP5, as últimas unidades e seções para assim concluirmos a primeira etapa do Programa, fechando as três TPs: 3, 4 e 5.Tendo como objetivo consolidar as reflexões provocadas pela leitura e o desenvolvimento das atividades propostas nessas unidades de construção da textualidade , em que focalizamos a coesão e as relações lógicas do texto.
Em princípio dedicamos a primeira parte do encontro às observações generalizadas sobre os temas e as atividades desenvolvidas nas unidades 19 e 20, procurando assim esmiuçar nossas dúvidas acerca dos assuntos abordados, numa interação de grupo proporcionando melhores conhecimentos a todos.
Logo em seguida partimos para a exploração do Avançando na Prática, ou seja, a lição de casa, onde todos fizeram seus respectivos relatos e entrega dos relatórios e planejamentos.
Sabendo que não pode faltar estratégias pedagógicas partimos para os trabalhos de grupos , contando com uma técnica de divisão, onde utilizamos várias cores de papel crepom para desenvolvê-la. Tendo os grupos formados realizamos as propostas de atividades do AAA5 página 75 “Para organizar as informações” textos 1 e 2. O desenvolvimento e conclusão dos trabalhos foram de grande valia para enriquecer nossas práticas pedagógicas.
Como fechamento fizemos nossa avaliação, reflexão do texto Ampliando nossas referências e fizemos o levantamento dos temas da TP6 para o próximo encontro, visando aos cursistas uma melhor compreensão durante o estudo individual.
Formadora: Thalita Bezerra Batista
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa
PLANEJAMENTO PARA A 6ª OFICINA DE FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR CURSISTA
Equipe: Formador Municipal e Cursistas
Carga-Horária: 4h Data: 08/08/09
Formadora:Thalita Bezerra Batista
TP5 – Maria Luiza Monteiro Sales Coroa
Unidade 19 e 20
- Objetivos:
Unidade 19: Coesão textual
- Identificar elementos linguísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto;
- Analisar mecanismos de coesão referencial;
- Analisar mecanismos de coesão sequêncial.
Unidade 20: Relações lógicas no texto
- Identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentidos de textos;
- Analisar efeitos de sentidos decorrentes da negação;
- Analisar relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos.
- Estratégias – De modo geral, mas sem perder de vista as especificidades de cada TP, serão desenvolvidas as seguintes estratégias:
- Saudação;
- Texto para reflexão: deficiência auditiva;
- Levantamento de conhecimentos prévios acerca das seções abordadas na tp5;
- Explanação do AVANÇANDO NA PRÁTICA;
- Divisão de grupos com tiras de papel crepom contendo duas cores;
- Distribuição das propostas de trabalho retiradas do AAA5;
- Apresentação dos grupos;
- Avaliação dos trabalhos do dia com o preenchimento da auto avaliação pelos professores cursistas;
- Dinâmica de recreação: bingo da amizade;
- Exposição dos próximo tema a ser abordado na TP6: Argumentação e linguagem.
Metodologia:
A oficina será ministrado a partir de uma abordagem interacional. Esta abordagem focaliza a interação como eixo central em torno do qual podem ser organizadas as atividades de “ensino” e aprendizagem, permitindo ao professor-aluno “ser sujeito de sua própria formação, em um complexo processo interativo em que intervêm alunos, professores e conhecimentos” (Brasil, 1998, p.51). Dessa forma, serão desenvolvidos trabalhos em grupo, aulas expositivas, leitura e análise de textos, discussões que possibilitem o alcance dos objetivos propostos e de outros que possam advir no decorrer do curso.
Avaliação:
A avaliação ocorrerá de maneira dialógica e enfatizará a heteroavaliação e a auto-avaliação. As atividades avaliativas compreenderão:
- Análises individuais e coletivas de textos e situações de ensino
- Participação e presença nas discussões e apresentações de textos
Recursos: o tp5material fotocopiado; papel pardo, pincéis atômicos, papel ofício, lápis, caneta, cartaz, bombons,et.
Referências Bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEB, 2008.
PLANEJAMENTO PARA A 6ª OFICINA DE FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR CURSISTA
Equipe: Formador Municipal e Cursistas
Carga-Horária: 4h Data: 08/08/09
Formadora:Thalita Bezerra Batista
TP5 – Maria Luiza Monteiro Sales Coroa
Unidade 19 e 20
- Objetivos:
Unidade 19: Coesão textual
- Identificar elementos linguísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto;
- Analisar mecanismos de coesão referencial;
- Analisar mecanismos de coesão sequêncial.
Unidade 20: Relações lógicas no texto
- Identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentidos de textos;
- Analisar efeitos de sentidos decorrentes da negação;
- Analisar relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos.
- Estratégias – De modo geral, mas sem perder de vista as especificidades de cada TP, serão desenvolvidas as seguintes estratégias:
- Saudação;
- Texto para reflexão: deficiência auditiva;
- Levantamento de conhecimentos prévios acerca das seções abordadas na tp5;
- Explanação do AVANÇANDO NA PRÁTICA;
- Divisão de grupos com tiras de papel crepom contendo duas cores;
- Distribuição das propostas de trabalho retiradas do AAA5;
- Apresentação dos grupos;
- Avaliação dos trabalhos do dia com o preenchimento da auto avaliação pelos professores cursistas;
- Dinâmica de recreação: bingo da amizade;
- Exposição dos próximo tema a ser abordado na TP6: Argumentação e linguagem.
Metodologia:
A oficina será ministrado a partir de uma abordagem interacional. Esta abordagem focaliza a interação como eixo central em torno do qual podem ser organizadas as atividades de “ensino” e aprendizagem, permitindo ao professor-aluno “ser sujeito de sua própria formação, em um complexo processo interativo em que intervêm alunos, professores e conhecimentos” (Brasil, 1998, p.51). Dessa forma, serão desenvolvidos trabalhos em grupo, aulas expositivas, leitura e análise de textos, discussões que possibilitem o alcance dos objetivos propostos e de outros que possam advir no decorrer do curso.
Avaliação:
A avaliação ocorrerá de maneira dialógica e enfatizará a heteroavaliação e a auto-avaliação. As atividades avaliativas compreenderão:
- Análises individuais e coletivas de textos e situações de ensino
- Participação e presença nas discussões e apresentações de textos
Recursos: o tp5material fotocopiado; papel pardo, pincéis atômicos, papel ofício, lápis, caneta, cartaz, bombons,et.
Referências Bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEB, 2008.
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