terça-feira, 11 de agosto de 2009

Planejamento

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa

PLANEJAMENTO PARA A 5ª OFICINA DE FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR CURSISTA

Equipe: Formador Municipal e Cursistas
Carga-Horária: 4h Data: 01/08/09
Formadora:Thalita Bezerra Batista

TP5 –Leila Teresinha Simões Renai
Unidade 17 e 18
- Objetivos:
Unidade 17: Estilística
- Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da Estilística;
- Reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra;
- Relacionar os discursos direto, indireto e indireto livre a alguns recursos expressivos da frase e da enunciação;

Unidade 18: Coerência textual
- Caracterizar a coerência na inter – relação entre textos verbais e não verbais;
- Verificar como se constrói a coerência nos textos;
- Analisar como se estabelece a unidade de sentidos em um texto;


- Estratégias
- Saudação
- Texto para reflexão: Continue em frente.
- Levantamento de conhecimentos prévios acerca das seções abordadas nas unidades 17 e 18;
- Exposição de cartazes contendo tópicos sobre todos os assuntos abordados na tp5na tp5;
- Proposta de avançando na prática- lição de casa;
- Jogo – Travalíngua(AAA5 pg 25),
- Lanche;
- Atividades proposta da pg 16 e pg 255, através de colocações de idéias;
- Dinâmica do pirulito para trabalhar a solidariedade entre os membros;
- Reflexão da oficina – Texto ampliando nossas referências da página 54 à 59;
- Avaliação do encontro;
- Comentários sobre as próximas unidades a serem abordadas;
- Encerramento.


Metodologia:
A oficina será ministrado a partir de uma abordagem interacional. Esta abordagem focaliza a interação como eixo central em torno do qual podem ser organizadas as atividades de “ensino” e aprendizagem, permitindo ao professor-aluno “ser sujeito de sua própria formação, em um complexo processo interativo em que intervêm alunos, professores e conhecimentos” (Brasil, 1998, p.51). Dessa forma, serão desenvolvidos trabalhos em grupo, aulas expositivas, leitura e análise de textos, discussões que possibilitem o alcance dos objetivos propostos e de outros que possam advir no decorrer do curso.

Avaliação:
A avaliação ocorrerá de maneira dialógica e enfatizará a heteroavaliação e a auto-avaliação. As atividades avaliativas compreenderão:
- Análises individuais e coletivas de textos e situações de ensino
- Participação e presença nas discussões e apresentações de textos

Recursos: o tp3 material fotocopiado; papel pardo, pincéis atômicos, papel ofício, lápis, caneta, cartaz, bombons,et.

Referências Bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEB, 2008.

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