segunda-feira, 10 de agosto de 2009

5ª OFICINA DO PROGRAMA GESTAR II

DESENVOLVIMENTO DO ENCONTRO PRESENCIAL.
REFLEXÃO DA QUARTA OFICINA DO GESTAR II TP4
DE LÍNGUA PORTUGUESA


A quarta oficina ocorreu dia 04 -07- 2009, na Escola Humberto de Campos, das 8 da manhã ao meio dia , onde foi feito o estudo das unidades 15 e 16. A oficina teve como objetivo desenvolver uma seqüência de assuntos que integram elementos do processo de produção textual. Com essa perspectiva procuramos oferecer aos cursistas oportunidades de realizar e refletir sobre atividades e procedimentos adequados para ajudar os alunos a desenvolverem as habilidades enfocadas nessa oficina.
Primeiro discutimos a importância, especificamente da leitura, da formulação adequada de perguntas e da análise pertinente das respostas obtidas. Em seguida, privilegiamos procedimentos que possibilitem ao leitor chegar a estrutura do texto, como conhecimento importante para compreensão global do texto. Por último nossa atenção esteve voltada para procedimentos eu facilitam a consecução de um dos objetivos mais importantes da leitura: o ler para aprender.
Nessa busca de compreensão da organização do texto e sua análise desenvolvemos um bom trabalho durante as 4 hs de encontro presencial, promovendo uma integração e troca de experiências entre todos os envolvidos.
Por fim encerramos nossa oficina de forma exitosa, já tendo em vista grandes perspectivas para o próximo encontro com os temas Estilística e Coerência textual.
Fechamos nosso encontro com a auto avaliação e deixamos o próximo encontro marcado para o dia 01/08/09 abordando as unidades 17 e 18 da PT5.

Formadora municipal: Thalita Bezerra Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário