domingo, 30 de agosto de 2009

II RELATÓRIO ENVIADO AO MEC SOBRE O ANDAMENTO DO GESTAR II

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II

Língua PortuguesaCoordenação Local: Kátia Cilene Bezerra Lima
Professor-formador: Thalita Bezerra Batista
E-mail: thalitinhabezerra@hotmail.com Blog:thalitagestar.blogspot.com
Fone: (98)3664-5202
Município: Olho D´Água das Cunhas - MA

Relatório II Em: 31/08/09

Neste relatório constará as atividades da TP4 à TP5, sendo que no 1º relatório nós só havíamos realizado 3 encontros presenciais e o introdutório.
Hoje aos 31 dias de agosto já podemos dizer que estamos com 60% do programa concluído, pois já realizamos os encontros presenciais da 1ª etapa e um encontro para preparação do nosso projeto de conclusão. Encontro este, que contou com a presença de toda a comunidade escolar, entre eles diretores, coordenadores pedagógicos e professores cursistas do município, contando sempre com o apoio da coordenadora local do Programa e sem dúvida dos professores formadores.
Ainda estamos contando com a presença em massa de todos os cursistas inscritos desde o início do Programa até a presente data e faz-se mister destacar que todos estão demonstrado muito interesse no desenvolvimento do programa, desempenhando uma boa atuação nas oficinas e na apresentação das lições de casa.Eu enquanto formadora de Língua Portuguesa procuro elaborar um bom planejamento que possibilite uma maior integração e conhecimento das unidades e seções estudadas em cada TP. Portanto sempre inicio com um texto de reflexão, dinâmicas de divisão de grupos e integração, para que assim os cursistas sintam-se mais a vontade para expor seus relatórios do avançando na prática e sentindo segurança para opinar sobre todos os assuntos abordados.
Na proporção do desenvolvimento do programa no município podemos considerar que os conhecimentos dos cursistas vem alargando-se gradativamente e com isso quem ganha mais são os alunos das séries finais, visto que todos as práticas sugeridas nas TPs e nos AAAs estão sendo adaptadas às nossas práticas educacionais com o objetivo de melhorar o índice de leitura e desenvolvimento de um modo geral por parte dos alunos que são o foco principal do Programa. As avaliações das oficinas acontecem de forma escrita onde, cada cursista aponta o que foi bom (Que bom ...), o que ficou a desejar (Que pena ...) e sugestões para os próximos encontros (Que tal ...), o objetivo real da avaliação é de rever e refletir sobre nossa prática e assim aprimorar nosso trabalho para o êxito das próximas Oficinas. Quanto ao meu parecer sobre os encontros e a minha forma de conduzir os trabalhos, atuando como líder que orienta e organiza, que escuta, que respeita e acata sugestões, creio que venho atingindo os objetivos do programa com eficiência e de maneira satisfatória para mim e para o grupo. É o que se confirma com comentários feitos pelos cursistas: “Os temas abordados, as atividades propostas, os questionamentos levantados, as dúvidas esclarecidas, a troca de experiência e a eficiência da professora-formadora contribuíram para melhorar nossas ações pedagógicas / Núbia; “Vivenciar novas idéias, debates, informações que nos ajudarão a melhorar a aprendizagem dos alunos e nosso trabalho em sala de aula, a professora-formadora soube conduzir com muita sabedoria as discussões / Kássia Regyhane”.
Sabendo que se aproxima a etapa final do Programa que tem como proposta de conclusão um projeto de leitura já estamos realizando os encontros que são de 40h. O 1º ocorreu dia 29/08 e foi de grande valia para a elaboração do mesmo, contando com diversas idéias dos cursistas e das demais pessoas envolvidas.
Nossos encontros presenciais estavam sendo de 4h aos sábados, mas agora juntamente com a Secretaria de Educação resolvemos transferir os encontros às sextas-feiras com duração de oito horas para que possamos concluir dentro do tempo previsto e também pensando no lado dos cursistas que já trabalham a semana toda, muitos dois ou três turnos e que gostariam de ter o sábado livre. E assim fechamos essa questão agradando todos com essa mudança. Um dos desafios percebido durante a realização das oficinas foi o de romper paradigmas quanto à prática de alguns professores da Rede Municipal de Ensino, no que se refere a entrega dos relatórios e do planejamento das lições de casa. Quanto ao logístico, Secretaria de Educação vem disponibilizando todo o apoio necessário. A grande conquista foi provocar em nossos professores o desejo de fazer a educação acontecer como mecanismo para a busca e desenvolvimento do processo de letramento dos alunos. É importante relatar que, no período de 16 de fevereiro à 31 de agosto já participamos de dois encontros de 40 h em São Lúís com a formadora da Unb Valquíria Bezerra e no município de Olho D´Água das Cunhas já realizamos 6 oficinas de 4h,dois encontros introdutórios e um encontro para a elaboração do projeto de conclusão.E assim encerro meu 2º relatório do Programa Gestar II.

Olho d´Água das Cunhas 31 de agosto de 2009
Thalita Bezerra Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário