quinta-feira, 2 de julho de 2009

CONCLUSÃO DA NOSSA 2ª ETAPA DE FORMAÇÃO DO GESTAR II.

Livros que li e utilizei nos encontros presenciais com meus cursistas.
Livro: O mundo de Sofia “Romance da história da filosofia” de Jostein Gaarder

O autor consegue prender a atenção dos leitores jovens e leigos em uma fantástica viagem pelo mundo da filosofia ocidental, através de Sofia uma menina que vai completar quinze anos... A história começa quando Sofia encontra em sua caixa de correio uma carta anônima endereçada a ela, a partir daí passa a receber cartões postais, bilhetes de um Major do Líbano para serem entregues à sua filha uma menina chamada Hilde que também fará aniversario na mesma data que ela, porém da qual ela nada sabe. Apesar de nunca ter ouvido falar nesse estranho Major Sofia vai percebendo que ele sabe tudo sobre ela. O autor parte dessa primicia para desenrolar todo o romance que envolve os leitores em um mundo de fantasia do qual todos mergulharão no fascinante mundo da filosofia ocidental. Pois um professor de filosofia vai explicando a Sofia de uma maneira muito especial os principais pensamentos filosóficos ocidentais, e o leitor voa junto com a heroína por um caminho vívido onde o autor desvenda o mais complexo da filosofia em formas de cartas ou de conversas amigáveis e bastante informais. O autor usa todos os recursos que consegue para deixar a filosofia algo de fácil entendimento, usando brinquedos e até formas de bolo para explicar a teoria platônica das idéias. As lições de filosofia são tiradas do dia a dia de Sofia, e nesse contexto a presença de Hilde e seu pai que está distante o Major se tornam muito presentes para Sofia, o desfecho da história promete ser no dia do aniversário de Sofia e Hilde, pois o Major promete a Hilde um presente que vai deixar claro para Sofia todo o mistério. O professor continua presente todo o tempo, Sofia não compreende porque sonha com Hilde, a vê, fala com ela, mas a outra menina nunca responde ou dá sinal de estar vendo-a também. Tudo parece tão estranho até chegar o aniversário de Hilde e o pai lhe dar um livro chamado O Mundo de Sofia, livro esse que a própria Sofia também recebeu igual.
O mistério fora desvendado, Sofia, o professor e todos que faziam parte de sua vida não passavam de personagens do livro que o Major escreveu para que a filha Hilde soubesse tudo sobre Filosofia de uma maneira que nunca mais esquecesse. Apesar de Sofia de inicio ficar triste por não ser uma menina real, o professor lhe mostrou que ela como personagem seria eterna, e poderia ajudar muitas outras meninas a aprenderem sobre filosofia. Com isso o autor conseguiu de maneira brilhante que os leitores também aprendessem muito, completamente envolvidos no enredo!!




Livro: O vendedor de sonhos “ O chamado” de Augusto Cury
O vendedor de sonhos é um livro escrito por Augusto Cury, Augusto Cury tem 50 anos, é médico, psicoterapeuta, psiquiatra e escritor de sucesso em vários países, sendo que somente no Brasil já foram vendidos mais de 5.000.000 de livros do conceituado autor. Pesquisador sobre o desenvolvimento da inteligência e a qualidade de vida, com uma abordagem na construção dos pensamentos e da emoção e sua dinâmica, já recebeu muitos títulos importantes do mundo cientifico e universitário em vários países do mundo, onde seus estudos tem sido apreciados, afinal, um livro,é um mundo de emoções.
O vendedor de sonhos conta uma história um tanto inusitada, um professor esta a beira do suicídio e um homem desconhecido e maltrapilho o convence de desistir do ensejo, e passa a vender sonhos para as pessoas garantindo que é isso que irá salvar a humanidade. Três linhas é nada para descrever a trama desse romance, que conta em sua trajetória com a beleza da exploração da psique humana, pelas mãos de Augusto Cury, levando o leitor a um mundo ainda pouco conhecido para a maioria das pessoas, suas emoções e seus próprios sentimentos e desejos. Como fundo para a história de ficção Augusto Cury nos faz refletir sobre a ordem social e a cultura religiosa de cada um.






Livro: Considerações sobre a fala e a escrita” Fonologia em nova chave”De Darcilia Simões

O livro Considerações sobre a fala e a escrita: fonologia em nova chave, de Darcília Simões, nasceu de um curso de atualização para professores, ministrado pela autora na Faculdade de São Gonçalo (FFP), em 1991. O contato com os professores-cursistas lhe possibilitou avançar nas considerações que se faziam acerca dos problemas verbais em questão.
Ao longo do texto, a autora busca demonstrar, baseada em sua experiência docente, que muitas dificuldades vivenciadas nas classes de alfabetização decorrem de desconhecimentos técnicos, por parte dos docentes, do sistema lingüístico e de suas particularidades internas e externas.
A partir de então, a autora reuniu material suficiente a fim de oferecer suporte aos docentes no sentido de compreender as dificuldades dos seus alunos, quando estes enfrentavam problemas de natureza gráfica. Esse material é a base da presente proposta de um novo modelo de encaminhamento do processo de aquisição ou aperfeiçoamento da língua escrita.
Fica claro que a autora defende a idéia de que o problema no ensino de fonética e fonologia diz respeito a sua natureza exclusivamente descritiva, ao passo que a tão importante discussão a respeito de sua aplicação real e expressiva na língua viva é deixada de lado.
Logo, o presente livro investe em questões relativas à sala de aula, esse sim um fascinante território a ser explorado em termos fonológicos.
É claro que, para apresentar uma obra de caráter aplicado, a autora não pode prescindir do conhecimento técnico, sem, no entanto, a intenção de fazer uma “descrição minuciosa do sistema fônico da língua portuguesa falada no Brasil”. O objetivo como sempre é levar o leitor para fora, para o lugar onde se concretizam as aplicações pedagógicas. A obra é dividida em duas partes. Na primeira, apresentam-se alguns subsídios técnico-teóricos: a importância do conhecimento fonológico na apreensão do funcionamento do sistema de uma língua. Para discutir a importância de se dominar a língua materna, a autora parte, então, de uma revisão teórica, a qual considera a variação lingüística e seus reflexos na escrita. Nessa breve mas necessária revisão, discutem-se importantes aspectos fônicos da língua portuguesa que devem ser considerados durante o aprendizado da leitura e escrita. Afinal, apesar de a aprendizagem da leitura desenvolver-se ao longo dos anos, algumas estruturas fonológicas básicas podem e devem ser assentadas desde as primeiras séries do ensino fundamental, para que o estudante obtenha pontos de partida para o seu aperfeiçoamento, fundamentando sua prática de usuário da língua com uma boa dose de raciocínio lingüístico








Livro: Língua Materna “Letramento, variação & ensino
DE:Marcos Bagno, Michael Stubbs e Gilles Gagné
Este livro propõe uma pedagogia da língua materna que não perde de vista o fato fundamental da heterogeneidade lingüística. Ao ampliarem a noção de alfabetização pela noção de letramento, Bagno, Stubbs e Gagné se posicionam em prol de uma educação lingüística que abandone o estudo da língua como objeto em si mesma e passe a incorporar o conceito de heterogeneidade como aspecto fundamental do ensino de língua nas escolas.
Esta proposta do ensino de língua é exposta em uma tríplice perspectiva: Bagno expõe o assunto em perspectiva brasileira, Stubbs, em perspectiva inglesa e Gagné, em perspectiva quebequense. Os leitores terão assim a pluralidade de abordagens com que se dá a incorporação à lingüística da análise histórica e cultural como fator determinante. É preciso notar a convergência destes três autores numa mesma atitude metodológica: a imediata reconsideração de uma pedagogia centrada no código diante da necessidade de pensar uma pedagogia atenta tanto ao código quanto ao uso. É só nesta perspectiva que todos os professores em atividade e/ou formação, interdisciplinarmente transformados em professores de língua, passarão a valorizar seus alunos como seres históricos inapelavelmente marcados pela heterogeneidade lingüística.







Relatos dos livros que li no decorrer desses meses do andamento do Programa em meu município.




Um comentário:

  1. Estive por aqui em visita ao seu blog e aprender um pouco com você!! Abraços Ademar!!

    ResponderExcluir