sexta-feira, 3 de julho de 2009

3º ENCONTRO PRESENCIAL COM OS CURSISTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa

PLANEJAMENTO PARA A 3ª OFICINA DE FORMAÇÃO SEMI-PRESENCIAL DO PROFESSOR CURSISTA

Equipe: Formador Municipal e Cursistas
Carga-Horária: 4h Data: 27/06/09
Formadora:Thalita Bezerra Batista

TP4 –Leitura, escrita e cultura– Silviane Bonaccorsi Barbato
Unidade 13 e 14
- Objetivos:
Unidade 13: Leitura, escrita e cultura:
- Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano:
- Relacionar o letramento com as práticas de cultura local;
- Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional.
Unidade 14:O processo da leitura:
- Reconhecer textos e leitor como criadores de significados;
- Relacionar objetivos com diferentes textos e significados de leitura;
- Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura.

- Estratégias
- Acolhida;
- Texto para reflexão: Coragem ou força;
- Levantamento de conhecimentos prévios acerca das seções abordadas na tp4;
- Relato da lição de casa, sendo destinado um tempo para cada cursista expor suas experiências com os avançando na prática;
- Dinâmica de divisão de grupos para a atividade seguinte: músicas folclóricas
- Atividades em grupos sugeridas em cada unidade da TP: página 34 – Festas Juninas atividade 9 e página 76 – Nossas Cidades atividade 6.
- Exposição dos trabalhos desenvolvidos;
- Atividade individual – ampliando nossas referências das página 54.(a ser colocada no portifólio);
- Avaliação dos trabalhos do dia com o preenchimento da auto avaliação pelos professores cursistas;
- Dinâmica de recreação: Entrevista educacional
- Exposição dos próximo tema a ser abordado na TP4: Mergulho no texto
- Lanche e entrega das lembranças: Marca texto com motivo junino.

-Metodologia:
A oficina será ministrado a partir de uma abordagem interacional. Esta abordagem focaliza a interação como eixo central em torno do qual podem ser organizadas as atividades de “ensino” e aprendizagem, permitindo ao professor-aluno “ser sujeito de sua própria formação, em um complexo processo interativo em que intervêm alunos, professores e conhecimentos” (Brasil, 1998, p.51). Dessa forma, serão desenvolvidos trabalhos em grupo, aulas expositivas, leitura e análise de textos, discussões que possibilitem o alcance dos objetivos propostos e de outros que possam advir no decorrer do curso.

Avaliação:
A avaliação se dará através de uma auto-avaliação por parte dos cursistas em análises individuais e coletivas em todas as situações de ensino
- Participação e presença nas discussões e apresentações dos trablhos.

Recursos: o tp4, AAA4 versão do professor, material fotocopiado; papel pardo, pincéis atômicos, papel ofício, lápis, caneta, cartaz, EVA,et.

Referências Bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEB, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário