10ª OFICINA DO GESTAR
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa
PLANEJAMENTO PARA A 10ª OFICINA DE FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR CURSISTA
Equipe: Formador Municipal e Cursistas
Carga-Horária: 4h Data: 14/10/09
Formadora:Thalita Bezerra Batista
TP2– Maria Antonieta Antunes Cunha
Unidade 7 e 8
- Objetivos:
Unidade 7: A ARTE: FORMAS E FUNÇÕES
- Identificar a arte na vida cotidiana;
- Identificar formas e características da arte;
- Identificar as funções da arte.
Unidade 8: LINGUAGEM FIGURADA
- Identificar figuras na linguagem cotidiana;
- Identificar as várias possibilidades da linguagem figurada no texto literário;
- Identificar figuras no plano sonoro e sintático do texto.
- Estratégias – De modo geral, mas sem perder de vista as especificidades de cada TP, serão desenvolvidas as seguintes estratégias:
- Saudação;
- Texto para reflexão: O valor de ser educador.
- Levantamento de conhecimentos prévios acerca das seções abordadas na tp2;
- Explanação do AVANÇANDO NA PRÁTICA ( lição de casa);
- Leitura da produção de texto da oficina anterior: ser professor.
- Atividade proposta na tp2: Interpretação de texto, charge de Quino na página 153.
- Apresentação do trabalho através de debate;
- Reflexão da oficina através do texto ampliando nossas referências página 98.
- Avaliação dos trabalhos do dia com o preenchimento da auto avaliação pelos professores cursistas;
- Encerramento dos TPs e os encontros para elaboração do projeto serão marcados.
Metodologia:
A oficina será ministrado a partir de uma abordagem interacional. Esta abordagem focaliza a interação como eixo central em torno do qual podem ser organizadas as atividades de “ensino” e aprendizagem, permitindo ao professor-aluno “ser sujeito de sua própria formação, em um complexo processo interativo em que intervêm alunos, professores e conhecimentos” (Brasil, 1998, p.51). Dessa forma, serão desenvolvidos trabalhos em grupo, aulas expositivas, leitura e análise de textos, discussões que possibilitem o alcance dos objetivos propostos e de outros que possam advir no decorrer do curso.
Avaliação:
A avaliação ocorrerá de maneira dialógica e enfatizará a heteroavaliação e a auto-avaliação. As atividades avaliativas compreenderão:
- Análises individuais e coletivas de textos e situações de ensino
- Participação e presença nas discussões e apresentações de textos
Recursos: o tp2 material fotocopiado; papel pardo, pincéis atômicos, papel ofício, lápis, caneta, cartaz,,et.
Referências Bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEB, 2008.
Reflexão da décima oficina do Gestar II TP2 – Língua Portuguesa.
O nono encontro presencial também chamado de oficina, ocorreu dia 14-10-09 na sede do programa CREAS, das 8:00 da manhã ao meio dia encontro este em que trabalhamos a TP2 fazendo os estudos das unidades 7 e 8 e suas respectivas seções fazendo assim o encerramento das tps do programa.
Nessa última TP trabalhada, vamos continuar com um assunto que tem percorrido todo o nosso curso, algo do qual já temos certa intimidade: a arte, suas características e, mais especificamente, a literatura.
A oficina teve como objetivo discutir o papel e as características da linguagem da arte, para chegarmos a um elemento constante na obra literária: a linguagem figurada.
No primeiro momento fizemos toda uma exposição dos assuntos através de cartazes, sendo utilizadas as propostas do caderno do formador e contando, com os espaços reservados para os comentários e discussões em torno das três seções, tempo este destinado para as dúvidas, sugestões e críticas dos cursistas para serem apresentados ao grupo.
Na unidade seguinte, analisamos mais de perto as características da literatura, trabalhando as chamadas “figuras de linguagem”, que dizem respeito às palavras, à sonoridade e às estruturas da frase.
Em seguida fizemos a exposição da lição de casa, sendo apresentada a produção de texto dos cursistas sobre o que é ser professor utilizando a prosa ou a poesia e acabamos descobrindo belíssimos trabalhos de algumas cursistas como dona Floriza e Raimunda
Como atividades sugeri a página 154 é uma análise de charge onde o cursista se envolveu em grupo proporcionando assim uma discussão acerca do texto.
Tivemos o momento de nossa reflexão com base no texto ampliando nossas referências “a traição das imagens” páginas 98 a 100.
Por fim encerramos nossa oficina, fazendo nossos agradecimentos e ficamos acertados para os encontros de elaboração e execução do projeto de leitura, para que possamos assim concluir com êxito a nossa formação.
Formadora: Thalita Bezerra Batista
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário