sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

NONA OFICINA DO PROGRAMA GESTAR II

PLANEJAMENTO DA OFICINA DE 4 HORAS

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa

PLANEJAMENTO PARA A 9º OFICINA DE FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR CURSISTA

Equipe: Formador Municipal e Cursistas
Carga-Horária: 4h Data: 02/10/09
Formadora: Thalita Bezerra Batista

TP5 – Maria Luiza Monteiro Sales Coroa
Unidade 5 e 6
- Objetivos:
Unidade 5: Gramática: seus vários sentidos
- Caracterizar a gramática interna e o ensino produtivo:
- Caracterizar a gramática descritiva e o ensino reflexivo;
- Caracterizar a gramática normativa e o ensino prescritivo.

Unidade 6: A frase e sua organização
- Conceituar e identificar a frase;
- Estabelecer a diferença entre frase, período e oração;
- Identificar pertinência das diferentes organizações da frase e do período em cada texto.


- Estratégias – De modo geral, mas sem perder de vista as especificidades de cada TP, serão desenvolvidas as seguintes estratégias:
- Saudação;
- Texto para reflexão: aula de português de Carlos Drummond;
- Levantamento de conhecimentos prévios acerca das seções abordadas na tp2;
- Explanação do AVANÇANDO NA PRÁTICA;
- Proposta do ampliando nossas referências páginas 36 à 38;
- Atividade em grupo com frases desordenadas: apenas.
- Apresentação dos grupos;
- Relatório da lição de casa;
- Atividade individual: página 65: Ser professor;
- Avaliação dos trabalhos do dia com o preenchimento da auto avaliação pelos professores cursistas;
- Leitura da oração do professor;
- Exposição do próximo tema a ser abordado na TP2: A arte: formas e funções e Linguagem figurada.



Metodologia:
A oficina será ministrada a partir de uma abordagem interacional. Esta abordagem focaliza a interação como eixo central em torno do qual podem ser organizadas as atividades de “ensino” e aprendizagem, permitindo ao professor-aluno “ser sujeito de sua própria formação, em um complexo processo interativo em que intervêm alunos, professores e conhecimentos” (Brasil, 1998, p.51). Dessa forma, serão desenvolvidos trabalhos em grupo, aulas expositivas, leitura e análise de textos, discussões que possibilitem o alcance dos objetivos propostos e de outros que possam advir no decorrer do curso.

Avaliação:
A avaliação ocorrerá de maneira dialógica e enfatizará a heteroavaliação e a auto-avaliação. As atividades avaliativas compreenderão:
- Análises individuais e coletivas de textos e situações de ensino
- Participação e presença nas discussões e apresentações de textos

Recursos: o tp2 material fotocopiado; papel pardo, pincéis atômicos, papel ofício, lápis, caneta, cartaz, ,et.

Referências Bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEB, 2008.



Reflexão da nona oficina do Gestar II TP2 – Língua Portuguesa.


O nono encontro presencial também chamado de oficina, ocorreu dia 02-10-09 na sede do programa CREAS, das 8:00 da manhã ao meio dia encontro este em que trabalhamos a TP2 fazendo os estudos das unidades 5 e 6 e suas respectivas seções.
A oficina teve como objetivo resolver dúvidas e sistematizar as informações dos pontos principais das unidades: os sentidos da palavra gramática e o conceito e a constituição da frase e do período. Aperfeiçoar o planejamento e a execução de atividades de linguagem e produção de textos, e análise lingüística.
No primeiro momento fizemos toda uma exposição dos assuntos através de cartazes, sendo utilizadas as propostas do caderno do formador e contando, os espaços reservados para os comentários e discussões em torno das três seções, tempo este destinado para as dúvidas, sugestões e críticas dos cursistas para serem apresentados ao grupo.
Nessa busca de compreensão dos aspectos e competência da gramática e linguagem figurada, procuramos desenvolver em sala de aula a consciência dessas concepções e o uso de cada uma delas, nas diversas situações de comunicação vividas por nossos alunos.
Como atividades sugeri a página 65 de número 14, é uma produção textual onde o cursista deverá relatar os seus momentos como professor, sobre questões ligadas aos seus alunos e á sua escola.
Houve o momento destinado ao relato da lição de casa e alguns cursistas apresentaram e foi tudo muito proveitosa para contribuir com nossas atividades em sala de aula.
Por fim encerramos nossa oficina propondo a reflexão da mesma, tendo como base o texto ampliando nossas referências das páginas: 36 á 38.
Fechamos nosso encontro com a auto avaliação e apresentamos a última TP a ser estudada dia 14/10/09, TP2: unidades 7 e 8.


Formadora: Thalita Bezerra Batista

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