segunda-feira, 26 de outubro de 2009

PLANEJAMENTO E REFLEXÃO

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa

PLANEJAMENTO PARA A 7ª OFICINA DE FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR CURSISTA

Equipe: Formador Municipal e Cursistas
Carga-Horária: 8h Data: 04/09/09
Formadora:Thalita Bezerra Batista

TP6 – Maria Luiza Monteiro Sales Coroa
Unidade 21 e 22
- Objetivos:
Unidade 21: Argumentação e linguagem
- Identificar marcas de argumentação na organização dos textos;
- Identificar e analisar diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual;
- Reconhecer a qualidade da argumentação textual.

Unidade 22: Produção textual: planejamento e escrita
- Apresentar elementos de reflexão e estratégias relacionados ao planejamento de textos:
- Identificar estratégias que podem ser utilizadas para o planejamento e a escrita de textos:
- Desenvolver atividades de planejamento e escrita, considerando a construção e revisão textual.

Unidade 23: O processo de produção textual: revisão e edição
- Identificar parâmetros de avaliação e ações necessárias ao desenvolvimento da etapa de revisão:
- Identificar os elementos necessários ao desenvolvimento da etapa de edição:
- Produzir atividades da revisão e de edição da escrita para seus alunos.

Unidade 24: Literatura para adolescentes
- Avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescentes lêem:
- Conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras;
- Desenvolver atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.

- Estratégias –
- Saudação
- Texto para reflexão: Fábula “ a escola dos bichos”
- Levantamento de conhecimentos prévios acerca das seções abordadas nas unidades de toda a tp;
- Exposição de cartazes contendo tópicos sobre todos os assuntos abordados na tp 6
- Proposta de avançando na prática- lição de casa;
- Dinâmicas de divisão de grupo com os balões;
- Lanche;
- Atividades proposta da pg 219 da proposta de oficina, pg 42 do AAA6 e pg 49 do AAA6 como trabalhos de grupos;
- Apresentação dos trabalhos;
- Exposição de vários livros literários;
- Comentários sobre os livros;
- Reflexão da oficina – Texto ampliando nossas referências;
- Avaliação do encontro;
- Comentários sobre as próximas unidades a serem abordadas;
- Distribuição da lembrança e do texto “ a lição do lápis”.
- Encerramento.


Metodologia:
A oficina será ministrado a partir de uma abordagem interacional. Esta abordagem focaliza a interação como eixo central em torno do qual podem ser organizadas as atividades de “ensino” e aprendizagem, permitindo ao professor-aluno “ser sujeito de sua própria formação, em um complexo processo interativo em que intervêm alunos, professores e conhecimentos” (Brasil, 1998, p.51). Dessa forma, serão desenvolvidos trabalhos em grupo, aulas expositivas, leitura e análise de textos, discussões que possibilitem o alcance dos objetivos propostos e de outros que possam advir no decorrer do curso.

Avaliação:
A avaliação ocorrerá de maneira dialógica e enfatizará a heteroavaliação e a auto-avaliação. As atividades avaliativas compreenderão:
- Análises individuais e coletivas de textos e situações de ensino
- Participação e presença nas discussões e apresentações de textos

Recursos: o tp6 material fotocopiado; papel pardo, pincéis atômicos, papel ofício, lápis, caneta, cartaz, EVA, etc

Referências Bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEB, 2008.

Reflexão da sétima oficina do Gestar II TP6 – Língua Portuguesa.


O sétimo encontro presencial também chamado de oficina, ocorreu dia 04-09-09 no prédio do CREAS, havendo uma mudança de 4h para 8 h, na qual realizamos o estudos das quatro unidades da TP6 e suas respectivas seções.
A oficina teve como objetivo identificar e analisar marcas de argumentação na organização dos textos e desenvolver uma seqüência de assuntos que integram elementos do processo de construção de uma argumentação textual.
No primeiro momento fizemos toda uma exposição dos assuntos através de cartazes, sendo utilizadas as propostas do caderno do formador e contando, sobretudo com a indicação das seções como funções da linguagem, elementos da comunicação entre outros assuntos, sendo os mesmos explorados de forma intensa.
Nessa busca de compreensão da organização do texto e sua análise desenvolvemos algumas atividades da TP6 e do AAA6 como a página 219 para melhor exemplificar a de planejamento de aula e sobretudo ao estrutura de um texto dissertativo. Além dessa atividade desenvolvemos duas do livro AAA6: página 42, com estratégias e dicas para o seu texto e página 49, uma história maluca. Todos os temas foram desenvolvidos com bastante afinco por todos os cursistas, que trabalharam em grupos e desempenharam da melhor maneira possível.
No decorrer do dia realizamos diversas dinâmicas e leituras de textos como forma de integração e divisão de grupos, despertando um maior interesse e entrosamento entre os cursistas.
Houve um tempo destinado para o relatório do avançando na prática e maiores esclarecimentos sobre a aplicação da atividade escolhida e a forma do planejamento, já que a TP deu certa ênfase sobre esses temas.
Por fim encerramos nossa oficina propondo a reflexão da mesma, tendo como base o texto ampliando nossas referências da página 54 à 59.
Fechamos nosso encontro com a auto avaliação e apresentamos as próximas unidades de estudo: TP1- Variações Linguísticas. Encontro este que ficou marcado para o dia 18/09/09.


Formadora: Thalita Bezerra Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário