ENCONTRO DA TP 1: Variações Linguística
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa
PLANEJAMENTO PARA A 8ª OFICINA DE FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR CURSISTA
Equipe: Formador Municipal e Cursistas
Carga-Horária: 8h Data: 18/09/09
Formadora: Thalita Bezerra Batista
TP1 – Maria Antonieta Antunes Cunha
Unidade 01 e 02
- Objetivos:
Unidade 01: Variantes linguísticas
- Relacionar língua e cultura;
- Identificar os principais dialetos do Português;
- Identificar os principais registros do Português.
Unidade 02: Variantes linguísticas: desfazendo equívocos
- Caracterizar a norma culta;
- Caracterizar a linguagem literária;
- Caracterizar a língua oral e a língua escrita.
Unidade 03: O texto como centro das experiências no ensino da língua.
- Conceituar textos;
- Indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino/aprendizagem de línguas;
- Reconhecer os diferentes pactos de leituras dos textos.
Unidade 04: A intertextualidade
- Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana;
- Identificar os vários tipos de intertextualidade;
- Identificar os pontos de vista nas diversas interações humanas
- Estratégias –
- Saudação
- Questões sobre o papel do professor de Língua Portuguesa;
- Texto: Uma homenagem à professora de português;
- Levantamento de conhecimentos prévios acerca das seções abordadas nas unidades de toda a TP;
- Exposição de cartazes contendo tópicos sobre todos os assuntos abordados na TP 1;
- Proposta de avançando na prática - lição de casa;
- Relatos da lição de casa por parte dos cursistas;
- Dinâmicas de divisão de grupo com o texto “ o reino das cores”;
- Lanche;
- Atividades proposta abordando ao quatro unidades do AAA1;
- Apresentação dos trabalhos;
- Reflexão da oficina – Texto ampliando nossas referências;
- Avaliação do encontro através da música “como uma onda no mar”;
- Comentários sobre as próximas unidades a serem abordadas;
- Encerramento.
Metodologia:
A oficina será ministrado a partir de uma abordagem interacional. Esta abordagem focaliza a interação como eixo central em torno do qual podem ser organizadas as atividades de “ensino” e aprendizagem, permitindo ao professor-aluno “ser sujeito de sua própria formação, em um complexo processo interativo em que intervêm alunos, professores e conhecimentos” (Brasil, 1998, p.51). Dessa forma, serão desenvolvidos trabalhos em grupo, aulas expositivas, leitura e análise de textos, discussões que possibilitem o alcance dos objetivos propostos e de outros que possam advir no decorrer do curso.
Avaliação:
A avaliação ocorrerá de maneira dialógica e enfatizará a heteroavaliação e a auto-avaliação. As atividades avaliativas compreenderão:
- Análises individuais e coletivas de textos e situações de ensino
- Participação e presença nas discussões e apresentações de textos
Recursos: o tp1 material fotocopiado; papel pardo, pincéis atômicos, papel ofício, lápis, caneta, cartaz, etc
Referências Bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEB, 2008.
Reflexão da oitava oficina do Gestar II TP1 – Língua Portuguesa.
O oitavo encontro presencial também chamado de oficina, ocorreu dia 18-09-09 na sede do programa CREAS, das 8:00 da manhã ao meio dia e das 13:30 às 17:30, encontro este em que trabalhamos a TP1 fazendo os estudos das unidades e suas respectivas seções.
A oficina teve como objetivo desenvolver uma seqüência de assuntos relevantes, tais quais: a variação lingüística, a própria conceituação de texto e as suas implicações no ensino-aprendizagem da língua e a intertextualidade. Destacando sempre que as seleções de textos das quatro unidades estão ligados ao tema transversal: família e escola.
No primeiro momento fizemos toda uma exposição dos assuntos através de cartazes, sendo utilizados as propostas do caderno do formador e contando, sobretudo as variantes lingüísticas: dialetos e registros distinguindo normas e usos da língua. Em seqüência com o tema desfazendo equívocos trabalhamos a oralidade e a escrita, a norma culta e o texto literário, procurando esclarecer a importância da compreensão mais ampla desses acontecimentos lingüísticos. Na terceira e última unidade conceituamos texto e discutimos sobre as questões relativas ao diálogo entre textos.
Nessa busca de compreensão dos aspectos e competência da linguagem, procuramos desenvolver em sala de aula a consciência dessas variações e o uso de cada uma delas, nas diversas situações de comunicação vividas por nossos alunos.
Como atividades de grupos desenvolvemos algumas propostas do AAA1 página 14 “Santos nomes em vãos”, página 61” Existe linguagem errada?”, página 109 da TP “ Porá” e para fechar os quatro temas referentes a cada unidade, a página 107 do AAA1 “ Paródia de provérbios”.
Houve o momento destinado ao relato da lição de casa e alguns cursistas apresentaram e foi tudo muito proveitosa para contribuir com nossas atividades em sala de aula.
Por fim encerramos nossa oficina propondo a reflexão da mesma, tendo como base o texto ampliando nossas referências das páginas: 44 á 49 e 123 à 125.
Fechamos nosso encontro com a auto avaliação e apresentamos a última TP a ser estudada dia 02/09/09, TP2: gramática.
Formadora: Thalita Bezerra Batista
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário