segunda-feira, 26 de outubro de 2009

TEXTOS, DINâMICAS E FOTOS DA 8ª OFICINA

Essa equipe fez uma peça com o texto: Santos nomes em vãos














preparando as apresentações do temas que foram 4







































Divisão dos grupos para a realização das atividades.



































TEXTO: Uma homenagem às professoras de português

Divisão de grupos através do texto:
O reino das cores

Havia um território muito distante e bem colorido. Ele era dividido em cinco territórios separados: o azul, o amarelo, o verde, o vermelho e o branco.
O TERRITÓRIO AZUL era bem alegre. As pessoas que lá moravam eram muito animadas. Adoravam bater os pés no chão, esticar as pernas para cima e fazer festas. Sua bandeira era da alegria e seu grito de guerra era...( apreender e aprender!!!)
O TERRITÓRIO VERMELHO além de quente, devido sua cor, era um território de amor. As pessoas que lá moravam eram muito afetuosas: adoravam fazer cafuné nos vizinhos, ficar de mãos dadas, abraçar e até dar beijinhos. Sua bandeira era do coração e o seu grito de guerra era... ( Amor nos corações!!)
O TERRITÓRIO VERDE era ligado à natureza. As pessoas que lá moravam gostavam de subir em árvores, balançar nos galhos, caminhar pela relva, brincar de imitar animais como a onça, o elefante, o gavião e até as galinhas. Sua bandeira era da ecologia e seu grito de guerra era... ( Viva a natureza!!!)
O TERRITÓRIO AMARELO da cor do sol, este reino era todo energia. E ela vinha do corpo. As pessoas que lá moravam eram energéticas, energizadas e por que não dizer emergentes? Adoravam trabalhar com a mente e com o corpo. Gostavam de mexer o corpo, bater palmas, meditar e até passar energia para todos os outros territórios. Sua bandeira era da energia e seu grito de guerra era... ( Luz entre nós!!)
Faltava então o TERRITÓRIO BRANCO da cor da paz. Este reino é muito calmo. As pessoas que lá moram são atenciosas e transmitem a sensação de paz para qualquer pessoa, sua bandeira era da fraternidade e seu grito de guerra era...( Paz entre nós!!)
Um dia o rei propôs que os territórios se misturassem, pois cada um iria ter a oportunidade de trocar conhecimentos e fazer novas amizades. E sabem que deu certo?
O azul foi correndo encontrar o verde e o amarelo o vermelho. Cada um procurava dar a mão para alguém, pois assim sentiam-se protegidos. Depois de um tempinho, olha que reboliço, o azul foi encontrar o amarelo juntamente com o branco e o verde com o vermelho. Que legal, logo uma nova troca, o azul desta vez foi encontrar com o vermelho e os amarelos com o branco juntaram-se ao verde.
Com tantas amizades novas, os cinco territórios que não mais poderiam separar-se, pois juntos formariam um território ideal – com alegria, amor, sabedoria, paz e energia. Assim ficaram conhecidos como o reino das cores. E para comemorar essa união resolveram SACUDIR E ABALAR!

8ª OFICINA DO GESTAR II

ENCONTRO DA TP 1: Variações Linguística
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa

PLANEJAMENTO PARA A 8ª OFICINA DE FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR CURSISTA

Equipe: Formador Municipal e Cursistas
Carga-Horária: 8h Data: 18/09/09
Formadora: Thalita Bezerra Batista

TP1 – Maria Antonieta Antunes Cunha
Unidade 01 e 02
- Objetivos:
Unidade 01: Variantes linguísticas
- Relacionar língua e cultura;
- Identificar os principais dialetos do Português;
- Identificar os principais registros do Português.

Unidade 02: Variantes linguísticas: desfazendo equívocos
- Caracterizar a norma culta;
- Caracterizar a linguagem literária;
- Caracterizar a língua oral e a língua escrita.

Unidade 03: O texto como centro das experiências no ensino da língua.
- Conceituar textos;
- Indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino/aprendizagem de línguas;
- Reconhecer os diferentes pactos de leituras dos textos.

Unidade 04: A intertextualidade
- Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana;
- Identificar os vários tipos de intertextualidade;
- Identificar os pontos de vista nas diversas interações humanas

- Estratégias –
- Saudação
- Questões sobre o papel do professor de Língua Portuguesa;
- Texto: Uma homenagem à professora de português;
- Levantamento de conhecimentos prévios acerca das seções abordadas nas unidades de toda a TP;
- Exposição de cartazes contendo tópicos sobre todos os assuntos abordados na TP 1;
- Proposta de avançando na prática - lição de casa;
- Relatos da lição de casa por parte dos cursistas;
- Dinâmicas de divisão de grupo com o texto “ o reino das cores”;
- Lanche;
- Atividades proposta abordando ao quatro unidades do AAA1;
- Apresentação dos trabalhos;
- Reflexão da oficina – Texto ampliando nossas referências;
- Avaliação do encontro através da música “como uma onda no mar”;
- Comentários sobre as próximas unidades a serem abordadas;
- Encerramento.


Metodologia:
A oficina será ministrado a partir de uma abordagem interacional. Esta abordagem focaliza a interação como eixo central em torno do qual podem ser organizadas as atividades de “ensino” e aprendizagem, permitindo ao professor-aluno “ser sujeito de sua própria formação, em um complexo processo interativo em que intervêm alunos, professores e conhecimentos” (Brasil, 1998, p.51). Dessa forma, serão desenvolvidos trabalhos em grupo, aulas expositivas, leitura e análise de textos, discussões que possibilitem o alcance dos objetivos propostos e de outros que possam advir no decorrer do curso.

Avaliação:
A avaliação ocorrerá de maneira dialógica e enfatizará a heteroavaliação e a auto-avaliação. As atividades avaliativas compreenderão:
- Análises individuais e coletivas de textos e situações de ensino
- Participação e presença nas discussões e apresentações de textos

Recursos: o tp1 material fotocopiado; papel pardo, pincéis atômicos, papel ofício, lápis, caneta, cartaz, etc

Referências Bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEB, 2008.


Reflexão da oitava oficina do Gestar II TP1 – Língua Portuguesa.


O oitavo encontro presencial também chamado de oficina, ocorreu dia 18-09-09 na sede do programa CREAS, das 8:00 da manhã ao meio dia e das 13:30 às 17:30, encontro este em que trabalhamos a TP1 fazendo os estudos das unidades e suas respectivas seções.
A oficina teve como objetivo desenvolver uma seqüência de assuntos relevantes, tais quais: a variação lingüística, a própria conceituação de texto e as suas implicações no ensino-aprendizagem da língua e a intertextualidade. Destacando sempre que as seleções de textos das quatro unidades estão ligados ao tema transversal: família e escola.
No primeiro momento fizemos toda uma exposição dos assuntos através de cartazes, sendo utilizados as propostas do caderno do formador e contando, sobretudo as variantes lingüísticas: dialetos e registros distinguindo normas e usos da língua. Em seqüência com o tema desfazendo equívocos trabalhamos a oralidade e a escrita, a norma culta e o texto literário, procurando esclarecer a importância da compreensão mais ampla desses acontecimentos lingüísticos. Na terceira e última unidade conceituamos texto e discutimos sobre as questões relativas ao diálogo entre textos.
Nessa busca de compreensão dos aspectos e competência da linguagem, procuramos desenvolver em sala de aula a consciência dessas variações e o uso de cada uma delas, nas diversas situações de comunicação vividas por nossos alunos.
Como atividades de grupos desenvolvemos algumas propostas do AAA1 página 14 “Santos nomes em vãos”, página 61” Existe linguagem errada?”, página 109 da TP “ Porá” e para fechar os quatro temas referentes a cada unidade, a página 107 do AAA1 “ Paródia de provérbios”.
Houve o momento destinado ao relato da lição de casa e alguns cursistas apresentaram e foi tudo muito proveitosa para contribuir com nossas atividades em sala de aula.
Por fim encerramos nossa oficina propondo a reflexão da mesma, tendo como base o texto ampliando nossas referências das páginas: 44 á 49 e 123 à 125.
Fechamos nosso encontro com a auto avaliação e apresentamos a última TP a ser estudada dia 02/09/09, TP2: gramática.


Formadora: Thalita Bezerra Batista

TEXTOS, DINÂMICAS E FOTOS DO ENCONTRO PRESENCIAL




DINaMICA DE DIVISÃO DE GRUPO: AS CORES DOS BALÕES











DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO E INTEGRAÇÃO: O AQUÁRIO












A escola dos bichos
texto de: Rosana Rizzuti
Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Para isso reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas.O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de vôo. O Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental. E o coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída.
E assim foi feito, incluíram tudo, mas… cometeram um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos. O Coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram: “Voa, Coelho”. Ele saltou lá de cima e “pluft”… coitadinho! Quebrou as pernas. O Coelho não aprendeu a voar e acabou sem poder correr também.
O Pássaro voava como nenhum outro, mas o obrigaram a cavar buracos como uma topeira. Quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos.
SABE DE UMA COISA?
Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma ou mais qualidades próprias dadas por DEUS.
Não podemos exigir ou forçar para que as outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades.
Se assim agirmos, acabaremos fazendo com que elas sofram, e no final, elas poderão não ser o que queríamos que fossem e ainda pior, elas poderão não mais fazer o que faziam bem feito.
RESPEITAR AS DIFERENÇAS É AMAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO.














PLANEJAMENTO E REFLEXÃO

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa

PLANEJAMENTO PARA A 7ª OFICINA DE FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR CURSISTA

Equipe: Formador Municipal e Cursistas
Carga-Horária: 8h Data: 04/09/09
Formadora:Thalita Bezerra Batista

TP6 – Maria Luiza Monteiro Sales Coroa
Unidade 21 e 22
- Objetivos:
Unidade 21: Argumentação e linguagem
- Identificar marcas de argumentação na organização dos textos;
- Identificar e analisar diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual;
- Reconhecer a qualidade da argumentação textual.

Unidade 22: Produção textual: planejamento e escrita
- Apresentar elementos de reflexão e estratégias relacionados ao planejamento de textos:
- Identificar estratégias que podem ser utilizadas para o planejamento e a escrita de textos:
- Desenvolver atividades de planejamento e escrita, considerando a construção e revisão textual.

Unidade 23: O processo de produção textual: revisão e edição
- Identificar parâmetros de avaliação e ações necessárias ao desenvolvimento da etapa de revisão:
- Identificar os elementos necessários ao desenvolvimento da etapa de edição:
- Produzir atividades da revisão e de edição da escrita para seus alunos.

Unidade 24: Literatura para adolescentes
- Avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescentes lêem:
- Conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras;
- Desenvolver atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.

- Estratégias –
- Saudação
- Texto para reflexão: Fábula “ a escola dos bichos”
- Levantamento de conhecimentos prévios acerca das seções abordadas nas unidades de toda a tp;
- Exposição de cartazes contendo tópicos sobre todos os assuntos abordados na tp 6
- Proposta de avançando na prática- lição de casa;
- Dinâmicas de divisão de grupo com os balões;
- Lanche;
- Atividades proposta da pg 219 da proposta de oficina, pg 42 do AAA6 e pg 49 do AAA6 como trabalhos de grupos;
- Apresentação dos trabalhos;
- Exposição de vários livros literários;
- Comentários sobre os livros;
- Reflexão da oficina – Texto ampliando nossas referências;
- Avaliação do encontro;
- Comentários sobre as próximas unidades a serem abordadas;
- Distribuição da lembrança e do texto “ a lição do lápis”.
- Encerramento.


Metodologia:
A oficina será ministrado a partir de uma abordagem interacional. Esta abordagem focaliza a interação como eixo central em torno do qual podem ser organizadas as atividades de “ensino” e aprendizagem, permitindo ao professor-aluno “ser sujeito de sua própria formação, em um complexo processo interativo em que intervêm alunos, professores e conhecimentos” (Brasil, 1998, p.51). Dessa forma, serão desenvolvidos trabalhos em grupo, aulas expositivas, leitura e análise de textos, discussões que possibilitem o alcance dos objetivos propostos e de outros que possam advir no decorrer do curso.

Avaliação:
A avaliação ocorrerá de maneira dialógica e enfatizará a heteroavaliação e a auto-avaliação. As atividades avaliativas compreenderão:
- Análises individuais e coletivas de textos e situações de ensino
- Participação e presença nas discussões e apresentações de textos

Recursos: o tp6 material fotocopiado; papel pardo, pincéis atômicos, papel ofício, lápis, caneta, cartaz, EVA, etc

Referências Bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEB, 2008.

Reflexão da sétima oficina do Gestar II TP6 – Língua Portuguesa.


O sétimo encontro presencial também chamado de oficina, ocorreu dia 04-09-09 no prédio do CREAS, havendo uma mudança de 4h para 8 h, na qual realizamos o estudos das quatro unidades da TP6 e suas respectivas seções.
A oficina teve como objetivo identificar e analisar marcas de argumentação na organização dos textos e desenvolver uma seqüência de assuntos que integram elementos do processo de construção de uma argumentação textual.
No primeiro momento fizemos toda uma exposição dos assuntos através de cartazes, sendo utilizadas as propostas do caderno do formador e contando, sobretudo com a indicação das seções como funções da linguagem, elementos da comunicação entre outros assuntos, sendo os mesmos explorados de forma intensa.
Nessa busca de compreensão da organização do texto e sua análise desenvolvemos algumas atividades da TP6 e do AAA6 como a página 219 para melhor exemplificar a de planejamento de aula e sobretudo ao estrutura de um texto dissertativo. Além dessa atividade desenvolvemos duas do livro AAA6: página 42, com estratégias e dicas para o seu texto e página 49, uma história maluca. Todos os temas foram desenvolvidos com bastante afinco por todos os cursistas, que trabalharam em grupos e desempenharam da melhor maneira possível.
No decorrer do dia realizamos diversas dinâmicas e leituras de textos como forma de integração e divisão de grupos, despertando um maior interesse e entrosamento entre os cursistas.
Houve um tempo destinado para o relatório do avançando na prática e maiores esclarecimentos sobre a aplicação da atividade escolhida e a forma do planejamento, já que a TP deu certa ênfase sobre esses temas.
Por fim encerramos nossa oficina propondo a reflexão da mesma, tendo como base o texto ampliando nossas referências da página 54 à 59.
Fechamos nosso encontro com a auto avaliação e apresentamos as próximas unidades de estudo: TP1- Variações Linguísticas. Encontro este que ficou marcado para o dia 18/09/09.


Formadora: Thalita Bezerra Batista

7ª OFICINA DO GESTAR II

SÉTIMO ENCONTRO DO GESTAR II
ESTUDO DA TP 6
EM: 04/09/09