quarta-feira, 29 de julho de 2009

sexta-feira, 3 de julho de 2009

FOTOS DA FORMAÇÃO. DIA 27/06/2009

Lembraça que entreguei para todos os meus cursistas.

TRABALHAMOS A CULTURA DA NOSSA CIDADE.



OLHA SÓ O MOMENTO DA ENTREGA. QUE ALEGRIA CONCLUIR MAIS UMA ETAPA DO PROGRAMA.









































































DESENVOLVIMENTO DA OFICINA

INICIAMOS COM UM TEXTO DE REFLEXÃO: FORÇA OU CORAGEM.

COMO DIVISÃO DE GRUPOS PARA OS TRABALHOS UTILIZEI UMA DINÂMICA COM MÚSICAS FOLCLÓRICAS.
Olha pro céu meu amor
Vê como ele tá lindo
Olha praquele balão multicor
Que para o céu vai subindo

Foi numa noite igual a essa
Que tu me deste teu coração
O céu estava todo em festa
Porque era noite de São João

Havia balões no ar
Xote e baião no salão
E no terreiro o teu olharQue incendiou meu coração


São João, meu São João, eu vim pagar a promessa de trazer esse boizinho para alegrar sua festa, olhos de papel de seda, com uma estrela na testa. Chora, chora, chora boi da lua. Vim te trazer uma esmola, aquela boneca de anil. Mamãe, eu vi boi da lua dançar no planeta do Brasil. Mamãe eu vi boi da lua dançar no planeta do Brasil.
Lá, Lá, Lá, Lá...
COMO DESENVOLVER:
Distribui-se várias cópis das músicas e todos cantam, no final o animador explica que essa dinâmica serve como divisão de grupos, quem ficou com a música de quadrilha trabalha junto e quem ficou com a música de boi forma outra equipe.
Fizemos todas as atividades propostas na TP4 e foi tudo muito gratificante para todos nós.

3º ENCONTRO PRESENCIAL COM OS CURSISTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa

PLANEJAMENTO PARA A 3ª OFICINA DE FORMAÇÃO SEMI-PRESENCIAL DO PROFESSOR CURSISTA

Equipe: Formador Municipal e Cursistas
Carga-Horária: 4h Data: 27/06/09
Formadora:Thalita Bezerra Batista

TP4 –Leitura, escrita e cultura– Silviane Bonaccorsi Barbato
Unidade 13 e 14
- Objetivos:
Unidade 13: Leitura, escrita e cultura:
- Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano:
- Relacionar o letramento com as práticas de cultura local;
- Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional.
Unidade 14:O processo da leitura:
- Reconhecer textos e leitor como criadores de significados;
- Relacionar objetivos com diferentes textos e significados de leitura;
- Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura.

- Estratégias
- Acolhida;
- Texto para reflexão: Coragem ou força;
- Levantamento de conhecimentos prévios acerca das seções abordadas na tp4;
- Relato da lição de casa, sendo destinado um tempo para cada cursista expor suas experiências com os avançando na prática;
- Dinâmica de divisão de grupos para a atividade seguinte: músicas folclóricas
- Atividades em grupos sugeridas em cada unidade da TP: página 34 – Festas Juninas atividade 9 e página 76 – Nossas Cidades atividade 6.
- Exposição dos trabalhos desenvolvidos;
- Atividade individual – ampliando nossas referências das página 54.(a ser colocada no portifólio);
- Avaliação dos trabalhos do dia com o preenchimento da auto avaliação pelos professores cursistas;
- Dinâmica de recreação: Entrevista educacional
- Exposição dos próximo tema a ser abordado na TP4: Mergulho no texto
- Lanche e entrega das lembranças: Marca texto com motivo junino.

-Metodologia:
A oficina será ministrado a partir de uma abordagem interacional. Esta abordagem focaliza a interação como eixo central em torno do qual podem ser organizadas as atividades de “ensino” e aprendizagem, permitindo ao professor-aluno “ser sujeito de sua própria formação, em um complexo processo interativo em que intervêm alunos, professores e conhecimentos” (Brasil, 1998, p.51). Dessa forma, serão desenvolvidos trabalhos em grupo, aulas expositivas, leitura e análise de textos, discussões que possibilitem o alcance dos objetivos propostos e de outros que possam advir no decorrer do curso.

Avaliação:
A avaliação se dará através de uma auto-avaliação por parte dos cursistas em análises individuais e coletivas em todas as situações de ensino
- Participação e presença nas discussões e apresentações dos trablhos.

Recursos: o tp4, AAA4 versão do professor, material fotocopiado; papel pardo, pincéis atômicos, papel ofício, lápis, caneta, cartaz, EVA,et.

Referências Bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEB, 2008.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

CONCLUSÃO DA NOSSA 2ª ETAPA DE FORMAÇÃO DO GESTAR II.

Livros que li e utilizei nos encontros presenciais com meus cursistas.
Livro: O mundo de Sofia “Romance da história da filosofia” de Jostein Gaarder

O autor consegue prender a atenção dos leitores jovens e leigos em uma fantástica viagem pelo mundo da filosofia ocidental, através de Sofia uma menina que vai completar quinze anos... A história começa quando Sofia encontra em sua caixa de correio uma carta anônima endereçada a ela, a partir daí passa a receber cartões postais, bilhetes de um Major do Líbano para serem entregues à sua filha uma menina chamada Hilde que também fará aniversario na mesma data que ela, porém da qual ela nada sabe. Apesar de nunca ter ouvido falar nesse estranho Major Sofia vai percebendo que ele sabe tudo sobre ela. O autor parte dessa primicia para desenrolar todo o romance que envolve os leitores em um mundo de fantasia do qual todos mergulharão no fascinante mundo da filosofia ocidental. Pois um professor de filosofia vai explicando a Sofia de uma maneira muito especial os principais pensamentos filosóficos ocidentais, e o leitor voa junto com a heroína por um caminho vívido onde o autor desvenda o mais complexo da filosofia em formas de cartas ou de conversas amigáveis e bastante informais. O autor usa todos os recursos que consegue para deixar a filosofia algo de fácil entendimento, usando brinquedos e até formas de bolo para explicar a teoria platônica das idéias. As lições de filosofia são tiradas do dia a dia de Sofia, e nesse contexto a presença de Hilde e seu pai que está distante o Major se tornam muito presentes para Sofia, o desfecho da história promete ser no dia do aniversário de Sofia e Hilde, pois o Major promete a Hilde um presente que vai deixar claro para Sofia todo o mistério. O professor continua presente todo o tempo, Sofia não compreende porque sonha com Hilde, a vê, fala com ela, mas a outra menina nunca responde ou dá sinal de estar vendo-a também. Tudo parece tão estranho até chegar o aniversário de Hilde e o pai lhe dar um livro chamado O Mundo de Sofia, livro esse que a própria Sofia também recebeu igual.
O mistério fora desvendado, Sofia, o professor e todos que faziam parte de sua vida não passavam de personagens do livro que o Major escreveu para que a filha Hilde soubesse tudo sobre Filosofia de uma maneira que nunca mais esquecesse. Apesar de Sofia de inicio ficar triste por não ser uma menina real, o professor lhe mostrou que ela como personagem seria eterna, e poderia ajudar muitas outras meninas a aprenderem sobre filosofia. Com isso o autor conseguiu de maneira brilhante que os leitores também aprendessem muito, completamente envolvidos no enredo!!




Livro: O vendedor de sonhos “ O chamado” de Augusto Cury
O vendedor de sonhos é um livro escrito por Augusto Cury, Augusto Cury tem 50 anos, é médico, psicoterapeuta, psiquiatra e escritor de sucesso em vários países, sendo que somente no Brasil já foram vendidos mais de 5.000.000 de livros do conceituado autor. Pesquisador sobre o desenvolvimento da inteligência e a qualidade de vida, com uma abordagem na construção dos pensamentos e da emoção e sua dinâmica, já recebeu muitos títulos importantes do mundo cientifico e universitário em vários países do mundo, onde seus estudos tem sido apreciados, afinal, um livro,é um mundo de emoções.
O vendedor de sonhos conta uma história um tanto inusitada, um professor esta a beira do suicídio e um homem desconhecido e maltrapilho o convence de desistir do ensejo, e passa a vender sonhos para as pessoas garantindo que é isso que irá salvar a humanidade. Três linhas é nada para descrever a trama desse romance, que conta em sua trajetória com a beleza da exploração da psique humana, pelas mãos de Augusto Cury, levando o leitor a um mundo ainda pouco conhecido para a maioria das pessoas, suas emoções e seus próprios sentimentos e desejos. Como fundo para a história de ficção Augusto Cury nos faz refletir sobre a ordem social e a cultura religiosa de cada um.






Livro: Considerações sobre a fala e a escrita” Fonologia em nova chave”De Darcilia Simões

O livro Considerações sobre a fala e a escrita: fonologia em nova chave, de Darcília Simões, nasceu de um curso de atualização para professores, ministrado pela autora na Faculdade de São Gonçalo (FFP), em 1991. O contato com os professores-cursistas lhe possibilitou avançar nas considerações que se faziam acerca dos problemas verbais em questão.
Ao longo do texto, a autora busca demonstrar, baseada em sua experiência docente, que muitas dificuldades vivenciadas nas classes de alfabetização decorrem de desconhecimentos técnicos, por parte dos docentes, do sistema lingüístico e de suas particularidades internas e externas.
A partir de então, a autora reuniu material suficiente a fim de oferecer suporte aos docentes no sentido de compreender as dificuldades dos seus alunos, quando estes enfrentavam problemas de natureza gráfica. Esse material é a base da presente proposta de um novo modelo de encaminhamento do processo de aquisição ou aperfeiçoamento da língua escrita.
Fica claro que a autora defende a idéia de que o problema no ensino de fonética e fonologia diz respeito a sua natureza exclusivamente descritiva, ao passo que a tão importante discussão a respeito de sua aplicação real e expressiva na língua viva é deixada de lado.
Logo, o presente livro investe em questões relativas à sala de aula, esse sim um fascinante território a ser explorado em termos fonológicos.
É claro que, para apresentar uma obra de caráter aplicado, a autora não pode prescindir do conhecimento técnico, sem, no entanto, a intenção de fazer uma “descrição minuciosa do sistema fônico da língua portuguesa falada no Brasil”. O objetivo como sempre é levar o leitor para fora, para o lugar onde se concretizam as aplicações pedagógicas. A obra é dividida em duas partes. Na primeira, apresentam-se alguns subsídios técnico-teóricos: a importância do conhecimento fonológico na apreensão do funcionamento do sistema de uma língua. Para discutir a importância de se dominar a língua materna, a autora parte, então, de uma revisão teórica, a qual considera a variação lingüística e seus reflexos na escrita. Nessa breve mas necessária revisão, discutem-se importantes aspectos fônicos da língua portuguesa que devem ser considerados durante o aprendizado da leitura e escrita. Afinal, apesar de a aprendizagem da leitura desenvolver-se ao longo dos anos, algumas estruturas fonológicas básicas podem e devem ser assentadas desde as primeiras séries do ensino fundamental, para que o estudante obtenha pontos de partida para o seu aperfeiçoamento, fundamentando sua prática de usuário da língua com uma boa dose de raciocínio lingüístico








Livro: Língua Materna “Letramento, variação & ensino
DE:Marcos Bagno, Michael Stubbs e Gilles Gagné
Este livro propõe uma pedagogia da língua materna que não perde de vista o fato fundamental da heterogeneidade lingüística. Ao ampliarem a noção de alfabetização pela noção de letramento, Bagno, Stubbs e Gagné se posicionam em prol de uma educação lingüística que abandone o estudo da língua como objeto em si mesma e passe a incorporar o conceito de heterogeneidade como aspecto fundamental do ensino de língua nas escolas.
Esta proposta do ensino de língua é exposta em uma tríplice perspectiva: Bagno expõe o assunto em perspectiva brasileira, Stubbs, em perspectiva inglesa e Gagné, em perspectiva quebequense. Os leitores terão assim a pluralidade de abordagens com que se dá a incorporação à lingüística da análise histórica e cultural como fator determinante. É preciso notar a convergência destes três autores numa mesma atitude metodológica: a imediata reconsideração de uma pedagogia centrada no código diante da necessidade de pensar uma pedagogia atenta tanto ao código quanto ao uso. É só nesta perspectiva que todos os professores em atividade e/ou formação, interdisciplinarmente transformados em professores de língua, passarão a valorizar seus alunos como seres históricos inapelavelmente marcados pela heterogeneidade lingüística.







Relatos dos livros que li no decorrer desses meses do andamento do Programa em meu município.




quarta-feira, 1 de julho de 2009

FOTOS DE TODA A SEMANA DE FORMAÇÃO DO GESTAR II DE 15 À 19/06/09

1º DIA DE FORMAÇÃO EM SÃO LUÍS - MA







TRABALHOS EM EQUIPE.











A TURMA EM ATIVIDADE NA TERÇA-FEIRA.

























A CULTURA MARANHENSE.




















BOIZINHO BARRICA.











TERÇA - FEIRA À NOITE NO CENTRO HISTÓRICO.








DE SAÍDA NA QUARTA À TARDE.



























NO AUDITÓRIO DA ESCOLA













ASSISTINDO AO FILME ALÉM MAR NA QUARTA - FEIRA






























NA ESCOLA ONDE FIZEMOS A CAPACITAÇÃO.


































NADA COMO IR AO CINEMA PARA RELAXAR.

















NAS NOITES APROVEITAVA PARA PASSEAR.




































NOSSA TURMA ESTAVA SUPER EMPOLGADA.






































TUDO ESTAVA PERFEITO. OBRIGADA POR TUDO!
















































































EU E VALQUÍRIA NO NOSSO PENÚLTIMO DIA DE FORMAÇÃO.





















OLHA SÓ QUANTOS EDUCADORES BRILHANTES!!






















NA QUINTA-FEIRA FEIRA FOMOS AGRACIADOS COM ESSA DELICIOSA SURPRESA PREPARADA COM TODA DEDICAÇÃO DAS NOSSAS COLEGAS E TAMBÉM ANFITRIÃS.
























MOMENTO CULTURAL NA NOSSA TURMA, COM DIREITO A APRECIAÇÃO DO HINO DE SÃO LUÍS, MÚSICAS DE BOI BUMBÁ, MINGAU DE MILHO E ESSAS LINDAS LEMBRANÇAS.
























EU, VALQUÍRIA E KÁTIA.

























NA SEXTA-FEIRA PELA MANHÃ EU E MINHA ORIENTADORA VALQUÍRIA BEZERRA.

















































































FECHAMOS NOSSA SEMANA DANDO UMA PASSADA NO REVIVER APRECIANDO AS BELEZAS DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS.































































































TRABALHAMOS NO DECORRER DA SEMANA VÁRIAS DINÂMICAS ENTRE ELAS A UTILIZAÇÃO DOS PROVÉRBIOS

DIVIDE-SE A TURMA EM DUAS EQUIPES E AS FRASES EM DUAS PARTES, UM LADO INICIA O PROVÉRBIO E O OUTRO COMPLETA. LOGO APÓS COMENTA-SE O QUE SE ENTENDEU COMO LIÇÃO PARA CADA UM DE NÓS.
PROVÉRBIOS PARA SEREM TRABALHADOS COMO FORMA DE DINÂMICA.
GESTAR II – GESTÃO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR

A grandes males, grandes remédios.
A justiça tarda, mas não falta.
Batendo ferro é que se fica ferreiro.
Beleza não se põe a mesa.
Cada um por si, Deus por todos.
Cada um puxa a brasa para a sua sardinha.
Confiança não se dá e não se toma emprestado, conquista-se.
De boas intenções o inferno está cheio.
De graça só relógio trabalha, e assim mesmo quer corda.
Em boca fechada não entra mosca.
Em briga de marido e mulher, não metas a colher.
Falar é fácil, fazer é que é difícil.
Falar sem pensar é atirar sem apontar.
Grande gabador, pequeno fazedor.
Gato escaldado tem medo de água fria.
Há males que vem para bem.
Há sempre um chinelo velho para um pé doente.
Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão.
Leite de vaca não mata bezerro.
Mais vale um cachorro amigo do que um amigo cachorro.
Macaco velho não mete a mão em cumbuca.
Nada como um dia depois do outro.
Não faças aos outros aquilo que não queres que te façam.
O feitiço costuma virar contra o feiticeiro.
O sol nasce para todos, a lua para quem merece.
Pancada de amor não dói.
Panela que muitos mexem foi sempre mal temperada.
Quando um não quer, dois não brigam.
Quanto mais se vive, mais se aprende.
Ri melhor quem ri por último.
Roupa suja lava-se em casa.
Saco vazio não fica em pé.
Santo de casa não faz milagre.
Tamanho não é documento.
Tristezas não pagam dívidas.
Um dia é da caça, outro do caçador.
Um homem prevenido vale por dois.

FILME QUE ASSISTIMOS PRA SER TRABALHADO NA TP1 - LÍNGUA E CULTURA.

AO ASSISTIR LEMBREI-ME DESSE BELÍSSIMO POEMA DE FERNADO PESSOA.

MAR PORTUGUÊS





LÍNGUA - ALÉM MAR.
Língua – Além Mar. Filme assistido no 2º encontro do Gestar II em São Luís - MA
Filme indicado para ser trabalhado na TP1 com o tema” Variantes Lingüísticas”
O vídeo Alem Mar tem como tema a Língua Portuguesa ,que mostra os povos que falam esse idioma em países como Portugal ,Guiné-Bissau, Macau angola entre outros. Vimos também várias manifestações culturais uma delas são rappers falando e cantando sobre suas origens e linguagens. A língua Portuguesa difundiu em tantos países como até mesmo no nosso país por causa dos Portugueses que imigraram nesses locais e assim deixaram suas marcas e culturas. Contudo o filme mostra a diversidade da língua portuguesa nos 8 países que a tem como língua oficial e ressalta também a importância da unificação da escrita, através do novo acordo ortográfico.



Formadora THALITA BEZERRA BATISTA